“Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Teresa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/71343
Resumo: “Queo a minha Shela, queoos amigos”, a afirmação da Madalena a afirmar a sua vontade em voltar à creche que, em tempo normais, frequenta, introduz o texto que pretendemos apresentar sobre o ‘isolamento social’ de bebés em tempos de pandemia. O relato de famílias sobre como as crianças dos 0 aos 3 anos têm vivenciado estes tempos de afastamento, bem como o que nos contam educadoras sobre como foi feito o acompanhamento a distância e acerca do seu regresso às instituições, ajudam-nos a refletir na importância das creches como espaçoeducativo, particularmente como fórum de socialização, realçando a relevância da corresponsabilização educativa entre pais e profissionais de educação. Iniciaremos por um enquadramento sobre as finalidades das creches e o panorama geral traduzido pela baixa cobertura desta valência em Portugal, mostrando que há bebés que podem estar em risco de isolamento mesmo em tempos de não-covid. Na segunda parte do texto, valorizando as narrativas de experiência como recurso informativo e formativo, e, ao mesmo tempo, como registo histórico de um tempo inusitado, trazemos para análise a descrição do processo desenvolvido numa creche, procurando aferir o que manifestam as crianças e as oportunidades colaborativas entre pais e educadores em torno do que entendemos como educação de infância emancipatória
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spelling “Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em PortugalI want my Shela, i want my friends”: reflect the social isolation of babies in times of pandemic, on the basis of an experience lived in PortugalCrechesCorresponsabilização educativaIsolamento socialCOVID-19NurseriesSocial isolationEducational co-responsibilityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidade“Queo a minha Shela, queoos amigos”, a afirmação da Madalena a afirmar a sua vontade em voltar à creche que, em tempo normais, frequenta, introduz o texto que pretendemos apresentar sobre o ‘isolamento social’ de bebés em tempos de pandemia. O relato de famílias sobre como as crianças dos 0 aos 3 anos têm vivenciado estes tempos de afastamento, bem como o que nos contam educadoras sobre como foi feito o acompanhamento a distância e acerca do seu regresso às instituições, ajudam-nos a refletir na importância das creches como espaçoeducativo, particularmente como fórum de socialização, realçando a relevância da corresponsabilização educativa entre pais e profissionais de educação. Iniciaremos por um enquadramento sobre as finalidades das creches e o panorama geral traduzido pela baixa cobertura desta valência em Portugal, mostrando que há bebés que podem estar em risco de isolamento mesmo em tempos de não-covid. Na segunda parte do texto, valorizando as narrativas de experiência como recurso informativo e formativo, e, ao mesmo tempo, como registo histórico de um tempo inusitado, trazemos para análise a descrição do processo desenvolvido numa creche, procurando aferir o que manifestam as crianças e as oportunidades colaborativas entre pais e educadores em torno do que entendemos como educação de infância emancipatória“I want my Shela, I want my friends”, the statement of Madalena , affirming her desire to return to the nurserie which, in normal times, she attends, introduces this reflection of eventual social isolation of babies in pandemic’ times. The report of families about how children from 0 to 3 years old have experienced the se times, as well as what educators tell us about how distance monitoring was done and their return to institutions, help us to analyse the importance of nurseries as an educational space, particularly as a socialization forum, also highlighting the releva nce of educational co - responsibility between parents and professionals. We will start with a framework in which we will address the purposes of nurseries and the general panorama translated by the low coverage of this valence in Portugal, showing that ther e are babies who may be at risk of isolation even in times of non - covid. In the second part, valuing the narratives of experience as an informative and formative resource, and, at the same time, as a historical record of an unusual time, we bring to analys is the description of the process developed in a nurserie, trying to assess what the children and the collaborative opportunities between parents and educators around what we understand as emancipatory childhood education.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoSarmento, TeresaSilva, Daniela2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71343porSarmento, T. e Silva, D. (2020).“Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal". in Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1206-1228. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1980-4512. DOI: 10.5007/1980-4512.2020v22nespp12061980-451210.5007/1980-4512.2020v22nespp1206https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/77963info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:46.977713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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