O poder dos dados no jornalismo digital: o caso do jornal Expresso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/27858 |
Resumo: | Se há poder que o jornalismo tem é o de se moldar às circunstâncias, às adversidades, aos avanços tecnológicos, a novos meios de transmissão de informação. Da sua adaptação à Internet nasce o jornalismo digital, que, por um lado, traz uma série de possibilidades, mas, por outro, cria um ambiente de instabilidade que abala a credibilidade do jornalismo. E da necessidade de compreender os biliões de dados que todos os dias são gerados no meio digital floresce o jornalismo de dados. Esta prática, que extrai histórias de uma avalanche de dados, tornou-se numa nova tendência jornalística internacional. Já são vários os media a integrar o jornalismo de dados nas suas redações. E o jornal Expresso não é exceção. Tendo em vista a compreensão deste fenómeno, os seis meses de estágio no Expresso Digital, as leituras, as entrevistas e os questionários – compilados no presente relatório – procuram explorar as mudanças que a integração do jornalismo de dados gera nesta redação, nas rotinas produtivas dos seus jornalistas e na perceção dos leitores. As variações identificadas permitem, num segundo momento, refletir sobre o poder que os dados têm – ou podem ter – no seio digital e sobre o seu efeito regenerador da identidade e credibilidade jornalística. Para os jornalistas do Expresso, os dados promovem a descoberta de informação nova e potencializam a vertente multimédia do digital. E para os leitores, os dados podem melhorar a exatidão das histórias e, sobretudo, reanimar a sua confiança no jornalismo. |
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Se há poder que o jornalismo tem é o de se moldar às circunstâncias, às adversidades, aos avanços tecnológicos, a novos meios de transmissão de informação. Da sua adaptação à Internet nasce o jornalismo digital, que, por um lado, traz uma série de possibilidades, mas, por outro, cria um ambiente de instabilidade que abala a credibilidade do jornalismo. E da necessidade de compreender os biliões de dados que todos os dias são gerados no meio digital floresce o jornalismo de dados. Esta prática, que extrai histórias de uma avalanche de dados, tornou-se numa nova tendência jornalística internacional. Já são vários os media a integrar o jornalismo de dados nas suas redações. E o jornal Expresso não é exceção. Tendo em vista a compreensão deste fenómeno, os seis meses de estágio no Expresso Digital, as leituras, as entrevistas e os questionários – compilados no presente relatório – procuram explorar as mudanças que a integração do jornalismo de dados gera nesta redação, nas rotinas produtivas dos seus jornalistas e na perceção dos leitores. As variações identificadas permitem, num segundo momento, refletir sobre o poder que os dados têm – ou podem ter – no seio digital e sobre o seu efeito regenerador da identidade e credibilidade jornalística. Para os jornalistas do Expresso, os dados promovem a descoberta de informação nova e potencializam a vertente multimédia do digital. E para os leitores, os dados podem melhorar a exatidão das histórias e, sobretudo, reanimar a sua confiança no jornalismo. |
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