Ensino do método qualitativo: estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288 |
Resumo: | Introdução: Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais. Objetivos: Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas. Métodos: Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método. Resultados: As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática. Conclusões: Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais. |
id |
RCAP_056cb1969880e96832a8fa2c1ec5429a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisãoEnseñanza del método cualitativo: estúdio de revisiónEnsino do método qualitativo: estudo de revisãoEngineering, Technology, Management and TourismIntrodução: Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais. Objetivos: Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas. Métodos: Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método. Resultados: As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática. Conclusões: Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais.Introduction: Interest in qualitative research in various fields of knowledge is increasing. Difficulties linked to the teaching-learning process of the qualitative method have been subject of discussion in national and international scientific events. Objetives: This paper aims to raise questions and pertinent information teaching of qualitative method of research that will serve as subsidies to pedagogical proposals that expand and qualify its use in scientific research. Methods: A literature review on the subject was made in the SciELO and Medline databases and 15 titles were selected from three major areas of knowledge: Health Sciences, Humanities and Social and Applied Sciences. Data thematic analysis originated 3 categories: course modalities, pedagogical strategies and problematization of the method use / teaching. Results: The experiences presented were varied, which can demonstrate that teaching qualitative method is not yet consolidated when comparing it to other hegemonic research methods. Some points stood out as essential in a teaching-learning method proposal in the various areas of knowledge: the constructivist model of teaching-learning, teaching not restricted to techniques and research in practice. Conclusion: It was concluded that the paradigmatic conception of teaching, which discusses science theoretical foundations seems to be the one with the greatest potential to achieve educational objectives.Introducción: Existe un creciente interés en la investigación cualitativa en diversos campos del conocimiento y las dificultades relacionadas con el proceso de enseñanza-aprendizaje del método cualitativo han sido objeto de discusión en eventos científicos nacionales e internacionales. Objetivos: Este artículo tiene como objetivo plantear preguntas y información pertinente a la enseñanza del método cualitativo que servirá como subsidio a las propuestas pedagógicas que amplían y califican su uso en investigacións científicas. Métodos: Se realizó revisión de la literatura sobre el tema en las bases de datos SciELO y Medline y se seleccionaron 15 títulos de 3 áreas principales de conocimiento: Salud, Humanidades y Sociales y Aplicadas. Sometido a análisis temático dio lugar a 3 categorías: modalidades del curso, estrategias pedagógicas y problematización del uso / enseñanza del método. Resultados: Las experiencias presentadas fueron variadas, lo que puede demostrar que la enseñanza del método cualitativo aún no está consolidada cuando se compara con otros métodos hegemónicos. Algunos puntos se destacaron como esenciales en las diversas áreas del conocimiento: el modelo constructivista de enseñanza-aprendizaje, enseñanza no restringida a técnicas e investigación en la práctica. Conclusións: Se concluyó que la concepción paradigmática de la enseñanza, que analiza los fundamentos teóricos que sustentan la ciencia, parece ser la que tiene el mayor potencial para alcanzar los objetivos educativos.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288por1647-662X0873-3015Taquette, Stella Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:29.329789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão Enseñanza del método cualitativo: estúdio de revisión Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
title |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
spellingShingle |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão Taquette, Stella Regina Engineering, Technology, Management and Tourism |
title_short |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
title_full |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
title_fullStr |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
title_sort |
Ensino do método qualitativo: estudo de revisão |
author |
Taquette, Stella Regina |
author_facet |
Taquette, Stella Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taquette, Stella Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engineering, Technology, Management and Tourism |
topic |
Engineering, Technology, Management and Tourism |
description |
Introdução: Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais. Objetivos: Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas. Métodos: Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método. Resultados: As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática. Conclusões: Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288 |
url |
https://doi.org/10.29352/mill0212.02.00288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130163008503808 |