Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Rui Jorge Miranda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26248
Resumo: O presente projecto de investigação pretende enfatizar a importância que os Sistemas de Informação e a abordagem por processos têm, numa organização actual, concretamente no apoio à Gestão da Qualidade das Compras, sendo apresentado o desenvolvimento de um Sistema de Informação neste âmbito. É feita uma pesquisa bibliográfica sobre Gestão pela Qualidade Total e o papel do Benchmarking nesse sentido. São apresentadas as ferramentas da qualidade 8D e A3, como metodologias de resolução de problemas. É abordada a temática do desenvolvimento de Sistemas de Informação e a sua importância, abordando-se também o seu papel como forma de padronização de processos e melhoria contínua, dandose ênfase às Bases de Dados. A concretização prática do projecto incide no desenvolvimento, de raiz, de um Sistema de Informação de apoio à Gestão de Reclamações, na organização Bosch Termotecnologia S.A, utilizando para isso UML, e o modelo relacional que é transposto para um Sistema de Gestão de Bases de Dados.
id RCAP_057acf5fbae29eb42b52b2a17c68c145
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamaçõesGestão da Qualidade nas ComprasSistemas de InformaçãoBenchmarkingModelação em UML, Bases de Dados, SQL.Bases de DadosSQLO presente projecto de investigação pretende enfatizar a importância que os Sistemas de Informação e a abordagem por processos têm, numa organização actual, concretamente no apoio à Gestão da Qualidade das Compras, sendo apresentado o desenvolvimento de um Sistema de Informação neste âmbito. É feita uma pesquisa bibliográfica sobre Gestão pela Qualidade Total e o papel do Benchmarking nesse sentido. São apresentadas as ferramentas da qualidade 8D e A3, como metodologias de resolução de problemas. É abordada a temática do desenvolvimento de Sistemas de Informação e a sua importância, abordando-se também o seu papel como forma de padronização de processos e melhoria contínua, dandose ênfase às Bases de Dados. A concretização prática do projecto incide no desenvolvimento, de raiz, de um Sistema de Informação de apoio à Gestão de Reclamações, na organização Bosch Termotecnologia S.A, utilizando para isso UML, e o modelo relacional que é transposto para um Sistema de Gestão de Bases de Dados.The present research project aims to empathize the relevance of the Information Systems and a process approach in organizations, specifically in Purchasing Quality Management support, being presented an information system developed in this context. A bibliographic research about total quality management is made, including a discussion of the benchmarking concept and methodologies. The 8D and A3 quality management tools are presented as problem solving methodologies. The relevance of Information Systems is discussed, as well as its use as a way to standardize processes and promote continuous improvement, with a special focus in databases development. The practical component of the Project focus in the development of a Information System to support Complaint Management in the organization Bosch Termotechnology SA, using for that UML and a relational model that is translated into a Database Management System.2019-06-24T15:20:52Z2009-07-09T00:00:00Z2009-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26248porAraujo, Rui Jorge Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:51Zoai:ria.ua.pt:10773/26248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:18.052942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
title Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
spellingShingle Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
Araujo, Rui Jorge Miranda
Gestão da Qualidade nas Compras
Sistemas de Informação
Benchmarking
Modelação em UML, Bases de Dados, SQL.
Bases de Dados
SQL
title_short Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
title_full Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
title_fullStr Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
title_full_unstemmed Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
title_sort Conceptualização e desenvolvimento de um sistema de gestão de reclamações
author Araujo, Rui Jorge Miranda
author_facet Araujo, Rui Jorge Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rui Jorge Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade nas Compras
Sistemas de Informação
Benchmarking
Modelação em UML, Bases de Dados, SQL.
Bases de Dados
SQL
topic Gestão da Qualidade nas Compras
Sistemas de Informação
Benchmarking
Modelação em UML, Bases de Dados, SQL.
Bases de Dados
SQL
description O presente projecto de investigação pretende enfatizar a importância que os Sistemas de Informação e a abordagem por processos têm, numa organização actual, concretamente no apoio à Gestão da Qualidade das Compras, sendo apresentado o desenvolvimento de um Sistema de Informação neste âmbito. É feita uma pesquisa bibliográfica sobre Gestão pela Qualidade Total e o papel do Benchmarking nesse sentido. São apresentadas as ferramentas da qualidade 8D e A3, como metodologias de resolução de problemas. É abordada a temática do desenvolvimento de Sistemas de Informação e a sua importância, abordando-se também o seu papel como forma de padronização de processos e melhoria contínua, dandose ênfase às Bases de Dados. A concretização prática do projecto incide no desenvolvimento, de raiz, de um Sistema de Informação de apoio à Gestão de Reclamações, na organização Bosch Termotecnologia S.A, utilizando para isso UML, e o modelo relacional que é transposto para um Sistema de Gestão de Bases de Dados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-09T00:00:00Z
2009-07-09
2019-06-24T15:20:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26248
url http://hdl.handle.net/10773/26248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137647306735616