Influência dos valores utilitário e hedónico na compra ética: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, André Filipe Pereira de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41081
Resumo: No atual contexto, marcado por uma crescente sensibilização para questões éticas e ambientais, os consumidores demonstram uma crescente atenção a estes aspetos nas suas decisões de compra. Desta forma, a compreensão do comportamento de compra, assim como dos elementos que o influenciam, particularmente no âmbito ético e ambiental, é de importância estratégica para as empresas, especialmente no setor de retalho. Neste sentido, é importante compreender como os elementos que modelam a intenção de compra dos consumidores, influenciam o seu comportamento de compra ética. Este estudo teve como objetivos avaliar o impacto do valor utilitário e do valor hedónico nas decisões de compra ética dos consumidores, e analisar a influência da eficácia ética percebida e da preocupação ambiental dos consumidores nas suas decisões de compra ética, observando se a eficácia ética percebida e a preocupação ambiental dos consumidores moderam a relação entre os valores utilitários e hedónicos e o comportamento de compra ética dos consumidores. Para a concretização dos objetivos da pesquisa, procedeu-se à realização de um estudo exploratório de natureza quantitativa. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de conveniência de 113 inquiridos. Os resultados revelaram que, de um modo geral, os inquiridos se sentem muito mais dispostos a escolher produtos mais éticos se sentirem que estão a contribuir para a resolução de um problema ético. Caso contrário, o consumidor reverte para as opções que considera mais eficientes na satisfação das suas necessidades. Na amostra em estudo houve indícios de que um produto ético pode funcionar como uma proposta de valor para o consumidor, fator este que está intimamente indexado com a preocupação ambiental. Este estudo revelou que, no que toca ao estudo do consumismo ético, a utilização de valores hedónicos e valores utilitários não ajuda na compreensão do que motiva os consumidores a optar por hábitos de compra mais éticos, embora estas duas variáveis tenham sido muito utilizadas na literatura como forma de mensurar a satisfação dos consumidores com produtos e serviços. Já os elementos de preocupação ambiental e eficácia ética percecionada demonstraram-se como elementos com relações moderadas com o comportamento de consumo ético. O estudo oferece um contributo tanto no campo científico do comportamento do consumidor, como para as empresas do setor de retalho. Do ponto de vista científico, pode ser visto como um ponto de partida para o aprofundamento da compreensão das complexas interações entre valores, perceções e comportamento do consumidor, num contexto de consumo ético e ambientalmente consciente. Em termos práticos, os resultados deste estudo podem fornecer pistas para as empresas de retalho, auxiliando-as na formulação de estratégias mais alinhadas com as necessidades e valores dos consumidores, promovendo práticas comerciais éticas e sustentáveis, o que se pode traduzir numa maior fidelização de clientes e sucesso a longo prazo no mercado.
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Este estudo teve como objetivos avaliar o impacto do valor utilitário e do valor hedónico nas decisões de compra ética dos consumidores, e analisar a influência da eficácia ética percebida e da preocupação ambiental dos consumidores nas suas decisões de compra ética, observando se a eficácia ética percebida e a preocupação ambiental dos consumidores moderam a relação entre os valores utilitários e hedónicos e o comportamento de compra ética dos consumidores. Para a concretização dos objetivos da pesquisa, procedeu-se à realização de um estudo exploratório de natureza quantitativa. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de conveniência de 113 inquiridos. Os resultados revelaram que, de um modo geral, os inquiridos se sentem muito mais dispostos a escolher produtos mais éticos se sentirem que estão a contribuir para a resolução de um problema ético. Caso contrário, o consumidor reverte para as opções que considera mais eficientes na satisfação das suas necessidades. Na amostra em estudo houve indícios de que um produto ético pode funcionar como uma proposta de valor para o consumidor, fator este que está intimamente indexado com a preocupação ambiental. Este estudo revelou que, no que toca ao estudo do consumismo ético, a utilização de valores hedónicos e valores utilitários não ajuda na compreensão do que motiva os consumidores a optar por hábitos de compra mais éticos, embora estas duas variáveis tenham sido muito utilizadas na literatura como forma de mensurar a satisfação dos consumidores com produtos e serviços. Já os elementos de preocupação ambiental e eficácia ética percecionada demonstraram-se como elementos com relações moderadas com o comportamento de consumo ético. O estudo oferece um contributo tanto no campo científico do comportamento do consumidor, como para as empresas do setor de retalho. Do ponto de vista científico, pode ser visto como um ponto de partida para o aprofundamento da compreensão das complexas interações entre valores, perceções e comportamento do consumidor, num contexto de consumo ético e ambientalmente consciente. Em termos práticos, os resultados deste estudo podem fornecer pistas para as empresas de retalho, auxiliando-as na formulação de estratégias mais alinhadas com as necessidades e valores dos consumidores, promovendo práticas comerciais éticas e sustentáveis, o que se pode traduzir numa maior fidelização de clientes e sucesso a longo prazo no mercado.In the current context, marked by a growing awareness of ethical and environmental issues, consumers are paying increasing attention to these aspects in their purchasing decisions. Therefore, understanding purchasing behavior and the elements that influence it, particularly in the ethical and environmental spheres, is of strategic importance for companies, especially in the retail sector. In this sense, it is important to understand how the elements that shape consumers' purchasing intentions influence their ethical purchasing behavior. The objectives of this study were to assess the impact of utilitarian value and hedonic value on consumers' ethical purchasing decisions, and to analyze the influence of consumers' perceived ethical efficacy and environmental concern on their ethical purchasing decisions, observing whether consumers' perceived ethical efficacy and environmental concern moderate the relationship between utilitarian and hedonic values and consumers' ethical purchasing behavior. To achieve the research objectives, an exploratory quantitative study was carried out. The data was collected using a questionnaire survey applied to a convenience sample of 113 respondents. The results revealed that, in general, respondents feel much more willing to choose more ethical products if they feel they are contributing to solving an ethical problem. Otherwise, the consumer reverts to the options they consider more efficient in satisfying their needs. In the sample under study, there was evidence that an ethical product can act as a value proposition for the consumer, a factor that is closely linked to environmental concern. This study also found that, when it comes to the study of ethical consumerism, the use of hedonic values and utilitarian values does not help in understanding what motivates consumers to opt for more ethical purchasing habits, although these two variables have been widely used in the literature as a way of measuring consumer satisfaction with products and services. On the other hand, the elements of environmental concern and perceived ethical efficacy were shown to be moderately related to ethical consumer behavior. The study contributes both to the scientific field of consumer behavior and to companies in the retail sector. From a scientific point of view, it can be a starting point to a deeper understanding of the complex interactions between values, perceptions, and consumer behavior in a context of ethical and environmentally conscious consumption. In practical terms, the results of this study may provide clues for retail companies, helping them to formulate strategies that are more in line with consumer needs and values, promoting ethical and sustainable commercial practices, which can translate into greater customer loyalty and long-term success in the market.2024-03-14T12:26:33Z2023-12-20T00:00:00Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41081porMarques, André Filipe Pereira de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:48:48Zoai:ria.ua.pt:10773/41081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:10.374468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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