Desafios e estratégias na implementação de atividades de exploração da natureza: as perceções de uma professora-estagiária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Andreia Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2222
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro ciclo do Ensino Básico. A prática foi desenvolvida numa escola de primeiro ciclo no distrito de Viana do Castelo, numa turma do primeiro e quarto ano de escolaridade. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área de Expressão e Educação Físico-Motora. Este estudo envolveu 20 alunos, (14 do sexo feminino e 6 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os seis e os nove anos de idade, e a Professora Estagiária. O estudo visou analisar as perceções de uma Professora Estagiária quanto aos desafios e estratégias utilizadas na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo. Para tal foram definidas duas questões de investigação: 1) Quais as perceções de uma Professora Estagiária quanto aos desafios na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo? 2) Quais as perceções de uma Professora Estagiária quanto às estratégias na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo? Face ao problema e questões de estudo, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, a saber: (i) observação participante e diário reflexivo/notas de campo; (ii) fotografia, registos áudio e vídeo; (iii) documentos dos alunos. Neste estudo realizou-se uma análise temática dos dados. Os resultados demonstraram que a Professora Estagiária experienciou desafios na criação de uma sequência de aprendizagem e na inclusão de todos os alunos. A Professora Estagiária foi capaz de ultrapassar estes desafios através da criação de atividades adequadas às necessidades e dificuldades dos alunos. A articulação com outras áreas de conteúdo pode permitir mais resultados de aprendizagem visto que, certos conceitos podem ser transferidos para outros domínios da vida escolar. Entende-se, assim, que a promoção de atividades de Educação Físico-Motora em articulação com outras áreas é um passo essencial, para a enriquecer as aprendizagens realizadas pelas crianças em contexto educativo.
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O estudo visou analisar as perceções de uma Professora Estagiária quanto aos desafios e estratégias utilizadas na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo. Para tal foram definidas duas questões de investigação: 1) Quais as perceções de uma Professora Estagiária quanto aos desafios na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo? 2) Quais as perceções de uma Professora Estagiária quanto às estratégias na implementação de um programa centrado em atividades de exploração da natureza em articulação com outras áreas de conteúdo? Face ao problema e questões de estudo, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, a saber: (i) observação participante e diário reflexivo/notas de campo; (ii) fotografia, registos áudio e vídeo; (iii) documentos dos alunos. Neste estudo realizou-se uma análise temática dos dados. Os resultados demonstraram que a Professora Estagiária experienciou desafios na criação de uma sequência de aprendizagem e na inclusão de todos os alunos. A Professora Estagiária foi capaz de ultrapassar estes desafios através da criação de atividades adequadas às necessidades e dificuldades dos alunos. A articulação com outras áreas de conteúdo pode permitir mais resultados de aprendizagem visto que, certos conceitos podem ser transferidos para outros domínios da vida escolar. Entende-se, assim, que a promoção de atividades de Educação Físico-Motora em articulação com outras áreas é um passo essencial, para a enriquecer as aprendizagens realizadas pelas crianças em contexto educativo.The present report was conducted within the Supervised Teaching Practice II module as part of the Masters in Preschool and Primary Education. This practice was conducted within a primary school in Viana do Castelo in first and fourth grade classes. This research project focused on physical education. This study involved 20 students (14 boys and 6 girls) with ages ranging between six and nine years old, and a teacherstudent. This study aimed to analyze the perceptions of a teacher-student regarding the challenges faced and strategies used while conducting an intervention program focused on outdoor activities and other content areas. Two research questions drove the present study: 1) What are the perceptions of a teacher-student about the challenges faced while conducting an intervention program focused on outdoor activities and other content areas?; 2) What are the perceptions of a teacher-student about the strategies used while conducting an intervention program focused on outdoor activities and other content areas? Based on these research questions, several data collection instruments were used: (i) participant observations and reflexive journaling/field notes; (ii) photographs, audio and video recordings; (iii) students' documents. In this study a thematic analysis was performed. Findings showed that the teacher-student struggled in creating a learning sequence and in students' inclusion. The teacher-student was able to overcome these challenges by creating developmentally sound activities focused on students difficulties and needs. The joint efforts with other content areas enabled more positive outcomes and a larger set of transferable learning outcomes. Taken together, this type of activities are crucial for more global and meaningful learning opportunities for children within educational contexts.2019-08-23T09:36:13Z2019-05-03T00:00:00Z2019-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2222TID:202277330porSimões, Andreia Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:06Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:53.850513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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