Representações sociais da Matemática: A bela ou o monstro?
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292004000300005 |
Resumo: | Quer seja nos meios de comunicação social, quer seja em conversas ouvidas entre amigos, todos os dias deparamos com referências à matemática, em particular ao insucesso escolar que aí se regista e à "aversão" que um conjunto bastante vasto de pessoas sente por ela. Na tentativa de perceber como se constrói esta valorização negativa da disciplina surge como imperioso o conhecimento das representações sociais da matemática. Um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de alunos do 9.º ano do concelho de Lisboa, permitiu concluir que aquilo que mais sobressai na sua relação com a matemática é o sentimento de insegurança face ao seu elevado nível de dificuldade, que coexiste com o reconhecimento da sua importância e utilidade. |
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