The hangover effects on the attentional bias for alcohol-relates cues: an electroencephalographic study
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73473 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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The hangover effects on the attentional bias for alcohol-relates cues: an electroencephalographic studyOs efeitos da ressaca no viés atencional para pistas relacionadas com o álcool: um estudo electroencafalográficoBinge drinkingHangoverAttentional biasERPsUniversity studentsRessacaVies atencionalEstudantes universitáriosCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaBinge drinking (BD) is a consumption pattern characterized by an excessive alcohol intake over a short period of time, followed by abstinence. Specifically, BD is defined as the ingestion of 4 drinks in two hours for women (5 drinks for men), being a very common drinking pattern among adolescents and young people. One of the most experienced short-term consequences of BD is the hangover, which causes a series of unpleasant physical and mental symptoms when the blood alcohol concentration starts approaching zero. To explore if the hangover state may affect the attentional bias for alcohol-related cues, the event-related potentials (ERP) approach was employed during the performance of a visual novelty oddball task. Amplitudes of P2, N2/P3a and P3b components and behavioral performance (i.e., reaction times and percentage of correct responses) were analyzed in 11 participants, both during hangover and during a normal day without alcohol consumption. Results revealed that hangover had no effects at the behavioral level neither did increase the attentional bias for alcohol-related cues. Nevertheless, increased P2 and P3b amplitudes were observed during hangover, suggesting the recruitment of additional attentional resources to perform simple tasks.O binge drinking (BD) é um padrão de consumo caracterizado pela ingestão excessiva de álcool num curto período de tempo, seguido de abstinência. Especificamente, este padrão é definido como o consumo de 4 bebidas em duas horas para mulheres (5 bebidas para homens), sendo uma forma de consumo muito comum entre os jovens e adolescentes. Uma das consequências mais experienciadas a curto-prazo envolve a experiência da ressaca, que causa uma série de sintomas físicos e mentais desagradáveis quando o nível de concentração de álcool no sangue se aproxima de zero. Para explorar se a ressaca produz algum efeito no viés atencional para pistas relacionadas com o álcool, utilizou-se a metodologia dos potenciais evocados (ERPs) durante a realização de uma tarefa visual oddball com pistas relacionadas com o álcool. Assim, foram analisadas as amplitudes dos componentes P2, N2/P3a e P3b, bem como variáveis comportamentais (i.e., tempos de reação, percentagem de respostas corretas e percentagem de respostas incorretas) em 11 participantes, tanto num dia típico de ressaca como num dia normal sem consumo de álcool. Resultados não revelaram efeitos da ressaca a nível comportamental, nem aumentaram o viés atencional para pistas relacionadas com o álcool. No entanto, maiores amplitudes da P2 e da P3b foram observadas no momento de ressaca, sugerindo que causa o recrutamento adicional de recursos atencionais para realizar tarefas simples.López-Caneda, EduardoCrego, AlbertoUniversidade do MinhoMiranda, Mariana Rebelo20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73473eng202679527info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:31:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:31:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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