Guia orientador para a análise das PSF à luz da fonologia não linear
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19377 |
Resumo: | As crianças com Perturbações dos Sons da Fala (PSF) constituem um grupo heterogéneo, uma vez que diferem entre si quanto à idade, gravidade, etiologia, tipo de erros de fala, envolvimento de outros aspetos do sistema linguístico, desenvolvimento e resposta ao tratamento, o que acarreta dificuldades na classificação, que são acrescidas pela ausência de guidelines claras de diagnóstico para a identificação de crianças com PSF (Dodd, 2011). Ao longo do tempo, foram surgindo diversas propostas de classificação das PSF. Estas classificações têm em conta diferentes fatores, tais como a etiologia subjacente às alterações evidenciadas – classificação de Shriberg et al. (2017) –, o perfil linguístico apresentado pela criança – classificação de Dodd (2014) –, ou os níveis subjacentes de dificuldade – classificação de Bowen (2011) –, entre outras. |
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Guia orientador para a análise das PSF à luz da fonologia não linearPSFFonologia não linearAs crianças com Perturbações dos Sons da Fala (PSF) constituem um grupo heterogéneo, uma vez que diferem entre si quanto à idade, gravidade, etiologia, tipo de erros de fala, envolvimento de outros aspetos do sistema linguístico, desenvolvimento e resposta ao tratamento, o que acarreta dificuldades na classificação, que são acrescidas pela ausência de guidelines claras de diagnóstico para a identificação de crianças com PSF (Dodd, 2011). Ao longo do tempo, foram surgindo diversas propostas de classificação das PSF. Estas classificações têm em conta diferentes fatores, tais como a etiologia subjacente às alterações evidenciadas – classificação de Shriberg et al. (2017) –, o perfil linguístico apresentado pela criança – classificação de Dodd (2014) –, ou os níveis subjacentes de dificuldade – classificação de Bowen (2011) –, entre outras.Universidade do AlgarveSapientiaFernandes, Ana MargaridaMarques, CarolinaGonçalves, FilipaAfonso, Maria AlexandraBaptista, Ana CatarinaRodrigues, Susana2023-03-31T20:27:13Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19377por978-989-9127-34-0https://doi.org/10.34623/ay1y-5r80info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:01.667328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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