Guia orientador para a análise das PSF à luz da fonologia não linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Margarida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marques, Carolina, Gonçalves, Filipa, Afonso, Maria Alexandra, Baptista, Ana Catarina, Rodrigues, Susana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19377
Resumo: As crianças com Perturbações dos Sons da Fala (PSF) constituem um grupo heterogéneo, uma vez que diferem entre si quanto à idade, gravidade, etiologia, tipo de erros de fala, envolvimento de outros aspetos do sistema linguístico, desenvolvimento e resposta ao tratamento, o que acarreta dificuldades na classificação, que são acrescidas pela ausência de guidelines claras de diagnóstico para a identificação de crianças com PSF (Dodd, 2011). Ao longo do tempo, foram surgindo diversas propostas de classificação das PSF. Estas classificações têm em conta diferentes fatores, tais como a etiologia subjacente às alterações evidenciadas – classificação de Shriberg et al. (2017) –, o perfil linguístico apresentado pela criança – classificação de Dodd (2014) –, ou os níveis subjacentes de dificuldade – classificação de Bowen (2011) –, entre outras.
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