Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118 |
Resumo: | Objetivo: As Terapias Contextuais destacam-se pelos seus resultados no ?mbito de diversas psicopatologias (e.g., Depress?o, Ansiedade, Redu??o do Stress, etc), no entanto, existe uma car?ncia de escalas que possam avaliar de forma fidedigna a seu acompanhamento e a manuten??o dos seus resultados. Com isto, torna-se necess?rio o desenvolvimento de instrumentos de medida que possam analisar as interven??es provenientes destas abordagens. Este estudo procurou discutir a import?ncia do desenvolvimento e o aperfei?oamento de instrumentos de avalia??o relacionados com o Mindfulness com crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o estudo das propriedades psicom?tricas da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Metodologia: Neste estudo explorat?rio, quantitativo e estat?stico, aplicamos a vers?o portuguesa CAMM no Brasil, num estudo de caracter?sticas psicom?tricas, que tem como objetivo principal contribuir para a valida??o futura no Brasil. Outros instrumentos que fizeram parte deste estudo s?o o RCMAS e o CDI. Resultados: A amostra contou com 121 participantes, com idade m?dia de 13,73 anos. No que se refere ao sexo, verificamos uma m?dia maior na pontua??o do CAMM dos rapazes, assim como uma pontua??o superior das raparigas na RCMAS e no CDI. A CAMM se correlacionou negativamente de forma moderada com a RCMAS e com o CDI, e o CDI se correlaciou positivamente com a RCMAS. O alfa do CAMM neste estudo foi de 0,69. Conclus?o: A CAMM ? uma medida de rastreio que se prev? bastante ?til quando nos reportamos ? avalia??o do constructo do mindfulness na popula??o de crian?as e adolescentes. O uso da escala Portuguesa no Brasil prev?-se vantajosa, por?m, verificamos uma necessidade de mais escalas v?lidas e fidedignas para uma an?lise mais abrangente dos dados de converg?ncia e diverg?ncia, assim como a testagem temporal para verificar a manuten??o dos seus resultados. / Objective: Contextual Therapies stand out for their results in the scope of several psychopathologies (e.g., Depression, Anxiety, Stress Reduction, etc.), however ,. there is a lack of scales that can reliably assess your follow-up and maintain your results. With this, it is necessary to develop measurement instruments that can analyze the interventions from these approaches. This study sought to discuss the importance of the development and improvement of assessment tools related to Mindfulness with children and adolescents, with the objective of studying the psychometric properties of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Methodology: In this exploratory, quantitative and statistical study, we applied the Portuguese version CAMM in Brazil, in a study of psychometric characteristics, whose main objective is to contribute to future validation in Brazil. Other instruments that were part of this study are the RCMAS and the CDI. Results: The sample had 121 participants, with an average age of 13.73 years. With regard to sex, we found a higher average in the CAMM score of boys, as well as a higher score for girls in RCMAS and CDI. CAMM was moderately negatively correlated with RCMAS and CDI, and CDI was positively correlated with RCMAS. The CAMM alpha in this study was 0.69. Conclusion: CAMM is a screening measure that is expected to be very useful when we refer to the assessment of the mindfulness construct in the population of children and adolescents. The use of the Portuguese scale in Brazil is expected to be advantageous, however, we see a need for more valid and reliable scales for a more comprehensive analysis of the convergence and divergence data, as well as the temporal testing to verify the maintenance of its results. |
id |
RCAP_05cb0243567ca4196905ee1e9433c8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileiraCAMM - CAMMChild and Adolescents Mindfulness Meassure - Child and Adolescents Mindfulness MeassureAvalia??o de instrumentos psicol?gicos - Evaluation of psychological instrumentsMindfulness - MindfulnessAdolescentes - AdolescentsDepress?o - DepressionAnsiedade - AnxietyObjetivo: As Terapias Contextuais destacam-se pelos seus resultados no ?mbito de diversas psicopatologias (e.g., Depress?o, Ansiedade, Redu??o do Stress, etc), no entanto, existe uma car?ncia de escalas que possam avaliar de forma fidedigna a seu acompanhamento e a manuten??o dos seus resultados. Com isto, torna-se necess?rio o desenvolvimento de instrumentos de medida que possam analisar as interven??es provenientes destas abordagens. Este estudo procurou discutir a import?ncia do desenvolvimento e o aperfei?oamento de instrumentos de avalia??o relacionados com o Mindfulness com crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o estudo das propriedades psicom?tricas da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Metodologia: Neste estudo explorat?rio, quantitativo e estat?stico, aplicamos a vers?o portuguesa CAMM no Brasil, num estudo de caracter?sticas psicom?tricas, que tem como objetivo principal contribuir para a valida??o futura no Brasil. Outros instrumentos que fizeram parte deste estudo s?o o RCMAS e o CDI. Resultados: A amostra contou com 121 participantes, com idade m?dia de 13,73 anos. No que se refere ao sexo, verificamos uma m?dia maior na pontua??o do CAMM dos rapazes, assim como uma pontua??o superior das raparigas na RCMAS e no CDI. A CAMM se correlacionou negativamente de forma moderada com a RCMAS e com o CDI, e o CDI se correlaciou positivamente com a RCMAS. O alfa do CAMM neste estudo foi de 0,69. Conclus?o: A CAMM ? uma medida de rastreio que se prev? bastante ?til quando nos reportamos ? avalia??o do constructo do mindfulness na popula??o de crian?as e adolescentes. O uso da escala Portuguesa no Brasil prev?-se vantajosa, por?m, verificamos uma necessidade de mais escalas v?lidas e fidedignas para uma an?lise mais abrangente dos dados de converg?ncia e diverg?ncia, assim como a testagem temporal para verificar a manuten??o dos seus resultados. / Objective: Contextual Therapies stand out for their results in the scope of several psychopathologies (e.g., Depression, Anxiety, Stress Reduction, etc.), however ,. there is a lack of scales that can reliably assess your follow-up and maintain your results. With this, it is necessary to develop measurement instruments that can analyze the interventions from these approaches. This study sought to discuss the importance of the development and improvement of assessment tools related to Mindfulness with children and adolescents, with the objective of studying the psychometric properties of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Methodology: In this exploratory, quantitative and statistical study, we applied the Portuguese version CAMM in Brazil, in a study of psychometric characteristics, whose main objective is to contribute to future validation in Brazil. Other instruments that were part of this study are the RCMAS and the CDI. Results: The sample had 121 participants, with an average age of 13.73 years. With regard to sex, we found a higher average in the CAMM score of boys, as well as a higher score for girls in RCMAS and CDI. CAMM was moderately negatively correlated with RCMAS and CDI, and CDI was positively correlated with RCMAS. The CAMM alpha in this study was 0.69. Conclusion: CAMM is a screening measure that is expected to be very useful when we refer to the assessment of the mindfulness construct in the population of children and adolescents. The use of the Portuguese scale in Brazil is expected to be advantageous, however, we see a need for more valid and reliable scales for a more comprehensive analysis of the convergence and divergence data, as well as the temporal testing to verify the maintenance of its results.ISMT2020-03-10T13:11:42Z2020-03-102020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118TID:202450864porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118Pacheco, Danielle SousaLemos, Laura (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:38Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:35.314035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
title |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
spellingShingle |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira Pacheco, Danielle Sousa CAMM - CAMM Child and Adolescents Mindfulness Meassure - Child and Adolescents Mindfulness Meassure Avalia??o de instrumentos psicol?gicos - Evaluation of psychological instruments Mindfulness - Mindfulness Adolescentes - Adolescents Depress?o - Depression Ansiedade - Anxiety |
title_short |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
title_full |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
title_fullStr |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
title_full_unstemmed |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
title_sort |
Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das caracter?sticas psicom?tricas da vers?o portuguesa aplicada ? popula??o brasileira |
author |
Pacheco, Danielle Sousa |
author_facet |
Pacheco, Danielle Sousa Lemos, Laura (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Laura (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Danielle Sousa Lemos, Laura (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CAMM - CAMM Child and Adolescents Mindfulness Meassure - Child and Adolescents Mindfulness Meassure Avalia??o de instrumentos psicol?gicos - Evaluation of psychological instruments Mindfulness - Mindfulness Adolescentes - Adolescents Depress?o - Depression Ansiedade - Anxiety |
topic |
CAMM - CAMM Child and Adolescents Mindfulness Meassure - Child and Adolescents Mindfulness Meassure Avalia??o de instrumentos psicol?gicos - Evaluation of psychological instruments Mindfulness - Mindfulness Adolescentes - Adolescents Depress?o - Depression Ansiedade - Anxiety |
description |
Objetivo: As Terapias Contextuais destacam-se pelos seus resultados no ?mbito de diversas psicopatologias (e.g., Depress?o, Ansiedade, Redu??o do Stress, etc), no entanto, existe uma car?ncia de escalas que possam avaliar de forma fidedigna a seu acompanhamento e a manuten??o dos seus resultados. Com isto, torna-se necess?rio o desenvolvimento de instrumentos de medida que possam analisar as interven??es provenientes destas abordagens. Este estudo procurou discutir a import?ncia do desenvolvimento e o aperfei?oamento de instrumentos de avalia??o relacionados com o Mindfulness com crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o estudo das propriedades psicom?tricas da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Metodologia: Neste estudo explorat?rio, quantitativo e estat?stico, aplicamos a vers?o portuguesa CAMM no Brasil, num estudo de caracter?sticas psicom?tricas, que tem como objetivo principal contribuir para a valida??o futura no Brasil. Outros instrumentos que fizeram parte deste estudo s?o o RCMAS e o CDI. Resultados: A amostra contou com 121 participantes, com idade m?dia de 13,73 anos. No que se refere ao sexo, verificamos uma m?dia maior na pontua??o do CAMM dos rapazes, assim como uma pontua??o superior das raparigas na RCMAS e no CDI. A CAMM se correlacionou negativamente de forma moderada com a RCMAS e com o CDI, e o CDI se correlaciou positivamente com a RCMAS. O alfa do CAMM neste estudo foi de 0,69. Conclus?o: A CAMM ? uma medida de rastreio que se prev? bastante ?til quando nos reportamos ? avalia??o do constructo do mindfulness na popula??o de crian?as e adolescentes. O uso da escala Portuguesa no Brasil prev?-se vantajosa, por?m, verificamos uma necessidade de mais escalas v?lidas e fidedignas para uma an?lise mais abrangente dos dados de converg?ncia e diverg?ncia, assim como a testagem temporal para verificar a manuten??o dos seus resultados. / Objective: Contextual Therapies stand out for their results in the scope of several psychopathologies (e.g., Depression, Anxiety, Stress Reduction, etc.), however ,. there is a lack of scales that can reliably assess your follow-up and maintain your results. With this, it is necessary to develop measurement instruments that can analyze the interventions from these approaches. This study sought to discuss the importance of the development and improvement of assessment tools related to Mindfulness with children and adolescents, with the objective of studying the psychometric properties of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Methodology: In this exploratory, quantitative and statistical study, we applied the Portuguese version CAMM in Brazil, in a study of psychometric characteristics, whose main objective is to contribute to future validation in Brazil. Other instruments that were part of this study are the RCMAS and the CDI. Results: The sample had 121 participants, with an average age of 13.73 years. With regard to sex, we found a higher average in the CAMM score of boys, as well as a higher score for girls in RCMAS and CDI. CAMM was moderately negatively correlated with RCMAS and CDI, and CDI was positively correlated with RCMAS. The CAMM alpha in this study was 0.69. Conclusion: CAMM is a screening measure that is expected to be very useful when we refer to the assessment of the mindfulness construct in the population of children and adolescents. The use of the Portuguese scale in Brazil is expected to be advantageous, however, we see a need for more valid and reliable scales for a more comprehensive analysis of the convergence and divergence data, as well as the temporal testing to verify the maintenance of its results. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10T13:11:42Z 2020-03-10 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118 TID:202450864 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118 |
identifier_str_mv |
TID:202450864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136423835598848 |