Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3241 |
Resumo: | O domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática. |
id |
RCAP_05ce49d3657a42937c94474ecc523b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professoresLiteracia matemáticaCenários de aprendizagemMathematical literacyLearning scenarios.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaO domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.The domain of mathematical literacy concerns to the “ability of an individual to formulate, apply and interpret mathematics in several contexts. It includes mathe matical reasoning and using mathematical concepts, processes, facts and tools to describe, explain and predict phenomena” (OECD, 2017, p. 7). An approach that con ceptualize mathematical education on a mathematical literacy perspective should be based on learning scenarios that appeal to students’ mathematical activity that prioritizes construction and use of mathematical knowledge, aiming to develop skills in the field of problem-solving, mathematical reasoning, mathematical representations, communication, and in the internal and external mathematical nections (NCTM, 2007). In this communication we intend to discuss how the design of learning scenarios (Carroll, 1999) by pre-service teachers contributes to the con struction of learning environments that promote mathematical literacy.Centro de Investigação em Educação da Universidade da MadeiraDigitUMaMartins, SóniaFernandes, Elsa2021-04-06T10:10:24Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3241por10.34640/universidademadeira2021martinsfernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:10Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:11.683326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
title |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores Martins, Sónia Literacia matemática Cenários de aprendizagem Mathematical literacy Learning scenarios . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
title_short |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
title_full |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
title_sort |
Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores |
author |
Martins, Sónia |
author_facet |
Martins, Sónia Fernandes, Elsa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Elsa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sónia Fernandes, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia matemática Cenários de aprendizagem Mathematical literacy Learning scenarios . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
topic |
Literacia matemática Cenários de aprendizagem Mathematical literacy Learning scenarios . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
description |
O domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06T10:10:24Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3241 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34640/universidademadeira2021martinsfernandes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129932486410240 |