Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Elsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3241
Resumo: O domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.
id RCAP_05ce49d3657a42937c94474ecc523b1d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professoresLiteracia matemáticaCenários de aprendizagemMathematical literacyLearning scenarios.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaO domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.The domain of mathematical literacy concerns to the “ability of an individual to formulate, apply and interpret mathematics in several contexts. It includes mathe matical reasoning and using mathematical concepts, processes, facts and tools to describe, explain and predict phenomena” (OECD, 2017, p. 7). An approach that con ceptualize mathematical education on a mathematical literacy perspective should be based on learning scenarios that appeal to students’ mathematical activity that prioritizes construction and use of mathematical knowledge, aiming to develop skills in the field of problem-solving, mathematical reasoning, mathematical representations, communication, and in the internal and external mathematical nections (NCTM, 2007). In this communication we intend to discuss how the design of learning scenarios (Carroll, 1999) by pre-service teachers contributes to the con struction of learning environments that promote mathematical literacy.Centro de Investigação em Educação da Universidade da MadeiraDigitUMaMartins, SóniaFernandes, Elsa2021-04-06T10:10:24Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3241por10.34640/universidademadeira2021martinsfernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:10Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:11.683326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
title Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
spellingShingle Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
Martins, Sónia
Literacia matemática
Cenários de aprendizagem
Mathematical literacy
Learning scenarios
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
title_full Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
title_fullStr Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
title_sort Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
author Martins, Sónia
author_facet Martins, Sónia
Fernandes, Elsa
author_role author
author2 Fernandes, Elsa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sónia
Fernandes, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia matemática
Cenários de aprendizagem
Mathematical literacy
Learning scenarios
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Literacia matemática
Cenários de aprendizagem
Mathematical literacy
Learning scenarios
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
description O domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06T10:10:24Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3241
url http://hdl.handle.net/10400.13/3241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34640/universidademadeira2021martinsfernandes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129932486410240