Estudo do comportamento à tração de betão armado com fios de carbono
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36412 |
Resumo: | A utilização de fibras de carbono como material de reforço de betão armado apresenta-se como uma alternativa cada vez mais interessante no que diz respeito à sustentabilidade. Este material possui uma elevada resistência à corrosão, ao contrário das armaduras tradicionais de aço e possibilita a construção de peças de betão armado mais leves. O presente trabalho de mestrado tem como objetivo principal a realização de uma campanha experimental centralizada em ensaios de tração uniaxial com taxa de deslocamento constante, em tirantes de argamassa reforçados com fios de carbono, sem tratamento de resinas, dispostos segundo o eixo longitudinal dos tirantes. O fator chave para avaliação da performance dos provetes é o controlo da fendilhação através dos ensaios de tração. Foram ensaiadas quatro composições de argamassa diferentes para avaliar a tensão na primeira fenda, o espaçamento entre fendas, a força última e a respetiva extensão média. Com base nos resultados obtidos, observou-se que é possível que a trabalhabilidade da matriz, possa influenciar a carga máxima do compósito. Tal como no betão armado tradicional, é possível fazer o controlo da fendilhação para compósitos reforçados com fios de carbono. No entanto os dois compósitos têm comportamentos especificidades distintas, o que não permite que os modelos existentes para simular o comportamento de elementos reforçados com aço, possam ser utilizados para peças reforçadas com fios de carbono. |
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Estudo do comportamento à tração de betão armado com fios de carbonoTRCControlo de fendilhaçãoEnsaios de tração simplesFibra de carbonoCompósitos cimentíciosSustentabilidadeCrack controlTensile testingCarbon fiberCementitious compositesA utilização de fibras de carbono como material de reforço de betão armado apresenta-se como uma alternativa cada vez mais interessante no que diz respeito à sustentabilidade. Este material possui uma elevada resistência à corrosão, ao contrário das armaduras tradicionais de aço e possibilita a construção de peças de betão armado mais leves. O presente trabalho de mestrado tem como objetivo principal a realização de uma campanha experimental centralizada em ensaios de tração uniaxial com taxa de deslocamento constante, em tirantes de argamassa reforçados com fios de carbono, sem tratamento de resinas, dispostos segundo o eixo longitudinal dos tirantes. O fator chave para avaliação da performance dos provetes é o controlo da fendilhação através dos ensaios de tração. Foram ensaiadas quatro composições de argamassa diferentes para avaliar a tensão na primeira fenda, o espaçamento entre fendas, a força última e a respetiva extensão média. Com base nos resultados obtidos, observou-se que é possível que a trabalhabilidade da matriz, possa influenciar a carga máxima do compósito. Tal como no betão armado tradicional, é possível fazer o controlo da fendilhação para compósitos reforçados com fios de carbono. No entanto os dois compósitos têm comportamentos especificidades distintas, o que não permite que os modelos existentes para simular o comportamento de elementos reforçados com aço, possam ser utilizados para peças reforçadas com fios de carbono.The use of carbon-based textiles as a reinforcement for cementitious composites presents itself as an increasingly interesting alternative regarding sustainability. Unlike steel reinforcement, this material provides resistance to corrosion and allows the construction of lighter reinforced concrete structures. The present master's work has as its main objective the realization of an experimental campaign focused on tensile tests with constant displacement rate, in cementitious composites reinforced with carbon filaments, without resin treatment, arranged according to its longitudinal axis. Control of cracking is considered the key performance factor and is assessed through tensile testing. Four different mortar compositions were tested to evaluate the stress in the first crack, the spacing between cracks, the ultimate force, and the respective average extension. Based on the results, it was observed that it is possible that the workability of the matrix can influence the maximum load withstood by the composite. As in traditional reinforced concrete it is possible to control the cracking of composites reinforced with carbon wires. However, the two composites tend to be distinct. This fact does not allow the utilization of the established norms for the design of steel reinforced structures in the design of carbon reinforced structures.Neves, RuiRepositório ComumFelicíssimo, Diogo Miguel Pato Gaudêncio2021-05-06T13:30:06Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:46.665279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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