O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Margarida Galvão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26478
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_05f89a3c29320343022b93fa92b83c68
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratórioCabeloautoconceitomulheresInteracionismo simbólicoautocomplementação simbólicaHairself-conceptwomensymbolic interactionismsymbolic selfcomplementationMestrado Bolonha em MarketingO autoconceito retrata as crenças que um individuo possui acerca dos seus atributos e como os avalia. As pessoas, no decorrer das suas vidas, exercem diversos papeis e acabam por adquirir produtos e serviços que contribuem para o processo de socialização e para a criação das suas identidades. Neste contexto, o presente estudo procura investigar a influência do cabelo na construção do autoconceito das mulheres. Tem como objetivo explorar os significados atribuídos ao cabelo para a construção da identidade das mulheres, entender como pode o cabelo ser utilizado pelas mulheres para comunicar diferentes papeis sociais, compreender que potenciais benefícios e riscos são percecionados pelas mulheres nos cuidados e tratamentos que fazem aos cabelos e como podem ser geridos os riscos percecionados. Foi utilizada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e adotada a técnica de amostragem nãoprobabilista, por conveniência. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas em profundidade, a seis mulheres. A nível académico, os resultados contribuem para reduzir a lacuna existente no conhecimento da relação entre o autoconceito das mulheres e o seu cabelo e de como o cabelo influência a construção e definição da identidade. A nível empresarial as conclusões contribuem para que as indústrias de cabeleireiro e de cosmética entendam com profundidade o impacto do cabelo na autoestima da mulher, o que pode impactar nas decisões de comunicação. Também o conhecimento dos diferentes tipos de risco que as consumidoras percecionam ao utilizar produtos e serviços de cabeleireiro e as suas estratégias para reduzir essas perceções de risco, podem contribuir para melhores decisões de marketing neste setor.The self-concept portrays the beliefs that an individual has about his or her attributes and how he or she evaluates them. People, throughout their lives, play various roles and end up acquiring products and services that contribute to the socialization process and to the creation of their identities. In this context, the present study seeks to investigate the influence of hair on the construction of women's self-concept. It aims to explore the meanings attributed to hair in the construction of women's identity, understand how hair can be used by women to communicate different social roles, understand what potential benefits and risks are perceived by women in their hair care and treatment, and how perceived risks can be managed. A qualitative approach of an exploratory nature was used and the non-probabilistic, convenience sampling technique was adopted. Data collection was carried out using in-depth interviews with six women. At the academic level, the results contribute to reducing the existing gap in knowledge about the relationship between women's self-concept and their hair and how hair influences identity construction and definition. At the business level the findings contribute to the hairdressing and cosmetic industries understanding in depth the impact of hair on women's selfesteem, which can impact communication decisions. Also, knowledge of the different types of risk that female consumers perceive when using hairdressing products and services, and their strategies to reduce these risk perceptions, can contribute to better marketing decisions in this industry.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMachado, Maria Margarida Galvão2023-06-16T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26478porMachado, Maria Margarida Galvão (2022). “O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-18T01:30:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:07.320070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
title O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
spellingShingle O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
Machado, Maria Margarida Galvão
Cabelo
autoconceito
mulheres
Interacionismo simbólico
autocomplementação simbólica
Hair
self-concept
women
symbolic interactionism
symbolic selfcomplementation
title_short O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
title_full O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
title_fullStr O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
title_full_unstemmed O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
title_sort O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
author Machado, Maria Margarida Galvão
author_facet Machado, Maria Margarida Galvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Margarida Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Cabelo
autoconceito
mulheres
Interacionismo simbólico
autocomplementação simbólica
Hair
self-concept
women
symbolic interactionism
symbolic selfcomplementation
topic Cabelo
autoconceito
mulheres
Interacionismo simbólico
autocomplementação simbólica
Hair
self-concept
women
symbolic interactionism
symbolic selfcomplementation
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-06-16T00:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26478
url http://hdl.handle.net/10400.5/26478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, Maria Margarida Galvão (2022). “O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131197200138240