O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26478 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_05f89a3c29320343022b93fa92b83c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratórioCabeloautoconceitomulheresInteracionismo simbólicoautocomplementação simbólicaHairself-conceptwomensymbolic interactionismsymbolic selfcomplementationMestrado Bolonha em MarketingO autoconceito retrata as crenças que um individuo possui acerca dos seus atributos e como os avalia. As pessoas, no decorrer das suas vidas, exercem diversos papeis e acabam por adquirir produtos e serviços que contribuem para o processo de socialização e para a criação das suas identidades. Neste contexto, o presente estudo procura investigar a influência do cabelo na construção do autoconceito das mulheres. Tem como objetivo explorar os significados atribuídos ao cabelo para a construção da identidade das mulheres, entender como pode o cabelo ser utilizado pelas mulheres para comunicar diferentes papeis sociais, compreender que potenciais benefícios e riscos são percecionados pelas mulheres nos cuidados e tratamentos que fazem aos cabelos e como podem ser geridos os riscos percecionados. Foi utilizada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e adotada a técnica de amostragem nãoprobabilista, por conveniência. A recolha de dados foi realizada com recurso a entrevistas em profundidade, a seis mulheres. A nível académico, os resultados contribuem para reduzir a lacuna existente no conhecimento da relação entre o autoconceito das mulheres e o seu cabelo e de como o cabelo influência a construção e definição da identidade. A nível empresarial as conclusões contribuem para que as indústrias de cabeleireiro e de cosmética entendam com profundidade o impacto do cabelo na autoestima da mulher, o que pode impactar nas decisões de comunicação. Também o conhecimento dos diferentes tipos de risco que as consumidoras percecionam ao utilizar produtos e serviços de cabeleireiro e as suas estratégias para reduzir essas perceções de risco, podem contribuir para melhores decisões de marketing neste setor.The self-concept portrays the beliefs that an individual has about his or her attributes and how he or she evaluates them. People, throughout their lives, play various roles and end up acquiring products and services that contribute to the socialization process and to the creation of their identities. In this context, the present study seeks to investigate the influence of hair on the construction of women's self-concept. It aims to explore the meanings attributed to hair in the construction of women's identity, understand how hair can be used by women to communicate different social roles, understand what potential benefits and risks are perceived by women in their hair care and treatment, and how perceived risks can be managed. A qualitative approach of an exploratory nature was used and the non-probabilistic, convenience sampling technique was adopted. Data collection was carried out using in-depth interviews with six women. At the academic level, the results contribute to reducing the existing gap in knowledge about the relationship between women's self-concept and their hair and how hair influences identity construction and definition. At the business level the findings contribute to the hairdressing and cosmetic industries understanding in depth the impact of hair on women's selfesteem, which can impact communication decisions. Also, knowledge of the different types of risk that female consumers perceive when using hairdressing products and services, and their strategies to reduce these risk perceptions, can contribute to better marketing decisions in this industry.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMachado, Maria Margarida Galvão2023-06-16T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26478porMachado, Maria Margarida Galvão (2022). “O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-18T01:30:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:07.320070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
title |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
spellingShingle |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório Machado, Maria Margarida Galvão Cabelo autoconceito mulheres Interacionismo simbólico autocomplementação simbólica Hair self-concept women symbolic interactionism symbolic selfcomplementation |
title_short |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
title_full |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
title_fullStr |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
title_sort |
O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório |
author |
Machado, Maria Margarida Galvão |
author_facet |
Machado, Maria Margarida Galvão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Margarida Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabelo autoconceito mulheres Interacionismo simbólico autocomplementação simbólica Hair self-concept women symbolic interactionism symbolic selfcomplementation |
topic |
Cabelo autoconceito mulheres Interacionismo simbólico autocomplementação simbólica Hair self-concept women symbolic interactionism symbolic selfcomplementation |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-06-16T00:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26478 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, Maria Margarida Galvão (2022). “O autoconceito e o cabelo da mulher : um estudo exploratório”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131197200138240 |