Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Sofia Victória de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/56817
Resumo: O trabalho experimental desenvolvido teve como principal objetivo o desenvolvimento de métodos analíticos robustos para a caracterização quantitativa de copolímeros de acrilonitrilo (AN). Foram desenvolvidos e comparados diferentes métodos de análise: calorimetria diferencial de varrimento (DSC), espetroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e titulação potenciométrica. A exequibilidade técnica destes métodos assentava no desenvolvimento de homopolímeros e copolímeros de AN de composição conhecida, que pudessem vir a ser utilizados como padrões secundários. Para o efeito foi desenvolvida a técnica de polimerização à escala laboratorial. Foram produzidos homopolímeros de AN e copolímeros de AN com os comonómeros vinílicos C1 e C2. Foram otimizadas as condições de polimerização laboratorial com o objetivo de se obterem polímeros de massa molecular média adequada à sua dissolução para caracterização por titulação potenciométrica e FTIR (método do filme). Do trabalho desenvolvido, foi possível levar a cabo análises de DSC e FTIR para a caracterização do copolímero de AN e C1. De forma análoga o cruzamento das técnicas de DSC, FTIR e titulação potenciométrica permitiram caracterizar o copolímero de AN com C2. A caracterização do copolímero de AN e C1 por DSC e FTIR correlacionam-se, na medida em que se verifica que o aumento do teor de C1 na cadeia polimérica, confirmado pelo método de FTIR, coincide com o aumento da temperatura de on-set da análise por DSC. O copolímero de AN e C2 apenas pode ser caraterizado em termos de DSC, em que a temperatura de on-set diminui com o aumento do teor de C2 na cadeia polimérica, dada a interação entre os grupos funcionais e o grupo do nitrilo. Este facto é comprovado pelo aumento do teor de C2 a partir da análise FTIR. Contudo, este método não é o mais adequado, verificando-se limitações ao seu uso para a caracterização do copolímero. Relativamente à titulação potenciométrica, este método revelou-se incoerente, pelo que o seu uso para caracterização do polímero deve ser descartado.
id RCAP_05fe0f221499dac5c4dffe44450d1661
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/56817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de AcrilonitriloCopolimerização de AcrilonitriloEspetroscopia de Infravermelho por Transformada de FourierCalorimetria Diferencial de VarrimentoTitulação PotenciométricaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaO trabalho experimental desenvolvido teve como principal objetivo o desenvolvimento de métodos analíticos robustos para a caracterização quantitativa de copolímeros de acrilonitrilo (AN). Foram desenvolvidos e comparados diferentes métodos de análise: calorimetria diferencial de varrimento (DSC), espetroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e titulação potenciométrica. A exequibilidade técnica destes métodos assentava no desenvolvimento de homopolímeros e copolímeros de AN de composição conhecida, que pudessem vir a ser utilizados como padrões secundários. Para o efeito foi desenvolvida a técnica de polimerização à escala laboratorial. Foram produzidos homopolímeros de AN e copolímeros de AN com os comonómeros vinílicos C1 e C2. Foram otimizadas as condições de polimerização laboratorial com o objetivo de se obterem polímeros de massa molecular média adequada à sua dissolução para caracterização por titulação potenciométrica e FTIR (método do filme). Do trabalho desenvolvido, foi possível levar a cabo análises de DSC e FTIR para a caracterização do copolímero de AN e C1. De forma análoga o cruzamento das técnicas de DSC, FTIR e titulação potenciométrica permitiram caracterizar o copolímero de AN com C2. A caracterização do copolímero de AN e C1 por DSC e FTIR correlacionam-se, na medida em que se verifica que o aumento do teor de C1 na cadeia polimérica, confirmado pelo método de FTIR, coincide com o aumento da temperatura de on-set da análise por DSC. O copolímero de AN e C2 apenas pode ser caraterizado em termos de DSC, em que a temperatura de on-set diminui com o aumento do teor de C2 na cadeia polimérica, dada a interação entre os grupos funcionais e o grupo do nitrilo. Este facto é comprovado pelo aumento do teor de C2 a partir da análise FTIR. Contudo, este método não é o mais adequado, verificando-se limitações ao seu uso para a caracterização do copolímero. Relativamente à titulação potenciométrica, este método revelou-se incoerente, pelo que o seu uso para caracterização do polímero deve ser descartado.Correia, PauloRamos, AnaRUNCampos, Daniela Sofia Victória de2019-01-08T11:57:45Z2015-1120152015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/56817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:47:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
title Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
spellingShingle Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
Campos, Daniela Sofia Victória de
Copolimerização de Acrilonitrilo
Espetroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier
Calorimetria Diferencial de Varrimento
Titulação Potenciométrica
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
title_full Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
title_fullStr Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
title_full_unstemmed Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
title_sort Comparação de métodos para a caracterização quantitativa de copolímeros de Acrilonitrilo
author Campos, Daniela Sofia Victória de
author_facet Campos, Daniela Sofia Victória de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Paulo
Ramos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniela Sofia Victória de
dc.subject.por.fl_str_mv Copolimerização de Acrilonitrilo
Espetroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier
Calorimetria Diferencial de Varrimento
Titulação Potenciométrica
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Copolimerização de Acrilonitrilo
Espetroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier
Calorimetria Diferencial de Varrimento
Titulação Potenciométrica
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description O trabalho experimental desenvolvido teve como principal objetivo o desenvolvimento de métodos analíticos robustos para a caracterização quantitativa de copolímeros de acrilonitrilo (AN). Foram desenvolvidos e comparados diferentes métodos de análise: calorimetria diferencial de varrimento (DSC), espetroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e titulação potenciométrica. A exequibilidade técnica destes métodos assentava no desenvolvimento de homopolímeros e copolímeros de AN de composição conhecida, que pudessem vir a ser utilizados como padrões secundários. Para o efeito foi desenvolvida a técnica de polimerização à escala laboratorial. Foram produzidos homopolímeros de AN e copolímeros de AN com os comonómeros vinílicos C1 e C2. Foram otimizadas as condições de polimerização laboratorial com o objetivo de se obterem polímeros de massa molecular média adequada à sua dissolução para caracterização por titulação potenciométrica e FTIR (método do filme). Do trabalho desenvolvido, foi possível levar a cabo análises de DSC e FTIR para a caracterização do copolímero de AN e C1. De forma análoga o cruzamento das técnicas de DSC, FTIR e titulação potenciométrica permitiram caracterizar o copolímero de AN com C2. A caracterização do copolímero de AN e C1 por DSC e FTIR correlacionam-se, na medida em que se verifica que o aumento do teor de C1 na cadeia polimérica, confirmado pelo método de FTIR, coincide com o aumento da temperatura de on-set da análise por DSC. O copolímero de AN e C2 apenas pode ser caraterizado em termos de DSC, em que a temperatura de on-set diminui com o aumento do teor de C2 na cadeia polimérica, dada a interação entre os grupos funcionais e o grupo do nitrilo. Este facto é comprovado pelo aumento do teor de C2 a partir da análise FTIR. Contudo, este método não é o mais adequado, verificando-se limitações ao seu uso para a caracterização do copolímero. Relativamente à titulação potenciométrica, este método revelou-se incoerente, pelo que o seu uso para caracterização do polímero deve ser descartado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015
2015-11-01T00:00:00Z
2019-01-08T11:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/56817
url http://hdl.handle.net/10362/56817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302976964067328