Estudo de soluções no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nélia Matilde Barbosa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3224
Resumo: O presente trabalho foi elaborado como parte integrante da Unidade-Curricular Estágio em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Escola Secundária de Frei Heitor Pinto na Covilhã. O relatório de Estágio está compartimentado em duas partes. Na primeira realizou-se um estudo sobre as conceções alternativas a uma turma do 7º de escolaridade, acerca do tema “soluções”. Para isso foram aplicados testes de diagnóstico -inquéritos por questionários- com o objetivo de apurar as ideias prévias dos alunos antes do ensino do referido tema, designados de pré-testes. Numa etapa seguinte efetuou-se a intervenção pedagógica, com a lecionação de uma aula de química sobre “soluções”. Após o processo de ensino/aprendizagem aplicaram-se os mesmos testes de diagnósticos com o objetivo de verificar a evolução conceptual dos discentes, designados de pós-testes. Foram analisadas as questões dos pré e pós-testes. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma aula de Física sobre “Estações do ano” lecionada à mesma turma.
id RCAP_060151d4a139c178457c57ea00bc4836
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de soluções no ensino básicoRelatório de EstágioEnsino da química - SoluçõesEnsino da física - Estações do anoO presente trabalho foi elaborado como parte integrante da Unidade-Curricular Estágio em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Escola Secundária de Frei Heitor Pinto na Covilhã. O relatório de Estágio está compartimentado em duas partes. Na primeira realizou-se um estudo sobre as conceções alternativas a uma turma do 7º de escolaridade, acerca do tema “soluções”. Para isso foram aplicados testes de diagnóstico -inquéritos por questionários- com o objetivo de apurar as ideias prévias dos alunos antes do ensino do referido tema, designados de pré-testes. Numa etapa seguinte efetuou-se a intervenção pedagógica, com a lecionação de uma aula de química sobre “soluções”. Após o processo de ensino/aprendizagem aplicaram-se os mesmos testes de diagnósticos com o objetivo de verificar a evolução conceptual dos discentes, designados de pós-testes. Foram analisadas as questões dos pré e pós-testes. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma aula de Física sobre “Estações do ano” lecionada à mesma turma.The present work was prepared as part of the Unit-Curricular Practical Supervised Teaching of the Masters in Teaching Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, Secondary School Frei Heitor Pinto in Covilha. The frequency of stage presupposes making a report that includes different components and reflect the formative path followed by the teacher intern. In this sense, the report is compartmentalized into two parts. At first there was a study on alternatives conceptions to a class of the 7th of education, on the theme "solutions." For that were applied diagnostic tests- questionnaires surveys- in order to determine the previous ideas of students before teaching of that subject, designated by pre-tests. In a next step we performed the pedagogical intervention, with teaching a chemistry class on "solutions". After teaching process were applied the same diagnostic tests in order to check the conceptual progress of the learners, considered as a post-tests. The second part presents a physics lesson about "Seasons of the year" taught the same class.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumAlmeida, Nélia Matilde Barbosa de2015-04-09T14:04:06Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.411725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de soluções no ensino básico
Relatório de Estágio
title Estudo de soluções no ensino básico
spellingShingle Estudo de soluções no ensino básico
Almeida, Nélia Matilde Barbosa de
Ensino da química - Soluções
Ensino da física - Estações do ano
title_short Estudo de soluções no ensino básico
title_full Estudo de soluções no ensino básico
title_fullStr Estudo de soluções no ensino básico
title_full_unstemmed Estudo de soluções no ensino básico
title_sort Estudo de soluções no ensino básico
author Almeida, Nélia Matilde Barbosa de
author_facet Almeida, Nélia Matilde Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nélia Matilde Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da química - Soluções
Ensino da física - Estações do ano
topic Ensino da química - Soluções
Ensino da física - Estações do ano
description O presente trabalho foi elaborado como parte integrante da Unidade-Curricular Estágio em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Escola Secundária de Frei Heitor Pinto na Covilhã. O relatório de Estágio está compartimentado em duas partes. Na primeira realizou-se um estudo sobre as conceções alternativas a uma turma do 7º de escolaridade, acerca do tema “soluções”. Para isso foram aplicados testes de diagnóstico -inquéritos por questionários- com o objetivo de apurar as ideias prévias dos alunos antes do ensino do referido tema, designados de pré-testes. Numa etapa seguinte efetuou-se a intervenção pedagógica, com a lecionação de uma aula de química sobre “soluções”. Após o processo de ensino/aprendizagem aplicaram-se os mesmos testes de diagnósticos com o objetivo de verificar a evolução conceptual dos discentes, designados de pós-testes. Foram analisadas as questões dos pré e pós-testes. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma aula de Física sobre “Estações do ano” lecionada à mesma turma.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-10
2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-09T14:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3224
url http://hdl.handle.net/10400.6/3224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344057839616