Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7276 |
Resumo: | Nas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais. |
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Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelConsumo sustentávelDesenvolvimento sustentávelHábitos alimentaresPerceção ambientalBancáriosSustainableConsumptionHabitsEnvironmentalPerceptionBankingDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteODS::08:Trabalho Digno e Crescimento EconómicoODS::12:Produção e Consumo SustentáveisNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.In contemporary societies, exacerbated consumption largely responds to the exhaustion of environmental resources, studies that understand attitudes and behaviors in the family environment, and how these behaviors manifest themselves in the corporate environment are fundamental to sustainable development. The present work aimed to contribute to the understanding of this dynamic of environmental habits, focusing on a convenience sample, with employees of a mixed economy financial institution, having developed the application of a questionnaire, covering aspects such as: water consumption; energy consumption, food consumption, recycling, means of transport, sustainable shopping, eco-tourism, environmental responsibility, as well as employee consumption practices in the workplace. The survey carried out with bank employees of the financial institution allowed us to identify habits that require greater environmental awareness in the family environment, such as the use of alternative transportation, the purchase of current products and the separation of recyclables, as well as more conscious habits in the work environment. training for employees in the environmental area, aiming to adapt to regulatory mechanisms such as the Equator Principles, whose objective is to ensure sustainability, prevention of social, environmental and image impacts, which may create embarrassment in the enterprises, as well as reduce risk of delinquency in the sector. It was not possible to delineate the gender or age of those who are more conscientious in environmental and social terms. The manifestation of more conscious socio-environmental habits in the family environment would allow a more efficient exercise of citizenship, as well as contribute to the reduction of environmental impacts.Caeiro, SandraRepositório AbertoFerreira Junior, João2018-04-20T11:58:54Z2018-03-262018-04-202018-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7276TID:201908719porFerreira Junior, João - Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentável [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2018. 189 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:36.327606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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