Cuidar a criança com condição crónica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Bárbara Cebola
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44621
Resumo: Com o desenvolvimento das ciências da saúde, a esperança média de vida das crianças com condição crónica aumentou, passando a ser um dos principais fatores determinantes nas hospitalizações pediátricas. Com este desenvolvimento, existe a necessidade de munir a família de competências na prestação de cuidados à criança bem como na gestão das emoções, sendo por isso o enfermeiro uma entidade fulcral no acompanhamento da criança e da respetiva família. Assim, este relatório foi desenvolvido sobre a temática do cuidar da criança com condição crónica, tendo como objeto de estudo o trabalho emocional do enfermeiro, com enfoque na família. O objetivo deste relatório, prende-se pela descrição e análise do percurso formativo, que foi concretizado no decorrer da elaboração de cinco contextos de estágio diferentes, desenvolvendo assim competências como enfermeira especialista na área de saúde infantil e pediátrica. Este tem por base uma metodologia reflexiva, essencial para desenvolver conhecimentos e ancorado em conceções teóricas. Os referenciais teóricos que sustentaram todo o percurso, são a teoria do cuidado transpessoal de Jean Watson e o modelo do trabalho emocional em enfermagem pediátrica de Paula Diogo. Das atividades de estágio desenvolvidas, destacam-se: a identificação das necessidades emocionais da criança e da família, a entrevista a perito para explorar a dimensão emocional do cuidar, jornais de aprendizagem e reflexões escritas acerca da teoria do cuidado transpessoal e do modelo do trabalho emocional em enfermagem pediátrica. Estas atividades permitiram sensibilizar e alertar, as diferentes equipas de enfermagem, para a importância do trabalho emocional e para a implementação deste conceito nos diferentes contextos, tendo também permitido que desenvolvesse a minha reflexão escrita.
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