Reabilitação de taludes de escavação rochosos em ferrovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerfah, Loubna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/28058
Resumo: As ferrovias representam uma das principais vias de comunicação de um país, possibilitando a ligação de diversos locais por meio terrestre, com o intuito de transportar cargas ou passageiros de modo económico. Por este motivo, é essencial garantir a sua preservação e o seu funcionamento adequado durante o respetivo tempo de vida útil. Ao longo destas infraestruturas viárias é possível identificar taludes de escavação na sua envolvente que, frequentemente, se encontram instabilizados, por diferentes tipos de movimentos de massa. Por essa razão, existem diversos sistemas de classificação que pretendem avaliar a necessidade de intervenção, em infraestruturas lineares, e priorizar a intervenção nos taludes de maior risco. Na presente dissertação, inventariaram-se os taludes de escavação rochosos de uma linha ferroviária com a finalidade de identificar aqueles que representassem risco para priorizar a sua reabilitação. Através de métodos expeditos realizou-se a caracterização geológica e geotécnica dos taludes, procedendo-se à descrição dos sistemas de descontinuidades e mecanismos de rotura existentes, bem como a caracterização das valas de captação e dos sistemas de drenagem associados. Os taludes passam por uma primeira análise, em função da respetiva geometria e do ábaco de Ritchie, que permite identificar aqueles que não apresentam risco significativo e, portanto, não justificam a sua reabilitação. Aqueles que são identificados como perigosos, foi-lhes aplicado o sistema de classificação e gestão do risco para rodovias, Unstable Slope Management System (USMS), desenvolvido pelo Departamento dos Transportes do estado de Washington (WSDOT). Após as devidas adaptações deste sistema para aplicação em ferrovias, avaliam-se os parâmetros inerentes ao talude e à ferrovia, determinando-se, assim, se o talude necessita, ou não, de intervenção. Para os taludes que necessitem de ser intervencionados são sugeridas algumas soluções de reabilitação, tendo por base o Slope Mass Rating (SMR). Finalmente, tecem-se considerações sobre a eficácia da metodologia adotada.
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