Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental : Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tracana, Rosa Branca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira, Maria Eduarda, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23228
Resumo: A relação Homem–Natureza pode ser vista numa perspectiva “antropocêntrica” (utilização da natureza) e “ecocêntrica” (preservação da natureza). Neste estudo identificámos estas concepções em professores e futuros professores portugueses do ensino Primário (ou 1º CEB), de Biologia e de Língua Portuguesa, dado que tais concepções têm implicações no processo de educação ambiental. Aplicámos o questionário que foi construído dentro do projecto europeu BIOHEAD-CITIZEN o qual engloba 19 países. Identificámos três grupos de respostas dos inquiridos: concepção “ecocêntrica”, “antropocêntrica” e ainda “sentimentocêntrica” (atribuição de sentimentos a animais). A amostra portuguesa é globalmente mais “ecocêntrica” do que “antropocêntrica” e a análise estatística between group mostrou que os professores Primários e de Biologia, que são os que mais praticam educação ambiental, estão mais perto da perspectiva “ecocêntrica” comparativamente aos professores de Língua Portuguesa que são mais “antropocêntricos”.
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