O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/9908 |
Resumo: | A presente dissertação debruça-se sobre marketing eleitoral enquanto metodologia que otimiza as estratégias de eleição de candidatos em campanhas eleitorais. Este, pressupõe o período temporal da campanha para as eleições em causa sendo que, o marketing político, se foca na comunicação do candidato, ou do partido, a longo prazo. A presente investigação tem como principal objetivo perceber o comportamento dos eleitores do concelho de Faro nas eleições autárquicas. O seu comportamento em urna é atípico demonstrando uma consciencialização do dever e direito de voto e uma atitude racional. Desta forma, considerou-se pertinente conseguir perceber que presidente de câmara preferem os farenses. Os resultados apurados permitem concluir que perfil de presidente de câmara é o preferido, bem como as prioridades que este deve ter para o concelho. Para além disso, conseguiu-se perceber os meios mais eficazes de comunicação das campanhas autárquicas em Faro, os considerados preferenciais por parte dos eleitores, a relação que os residentes no concelho têm com a cidade e porque gostam de cá viver. |
id |
RCAP_063e3160b5ad45e0ab7a0a94a80a5fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoralMarketing eleitoralCâmara MunicipalPartidos políticosCandidatos autárquicosCampanhas eleitoraisA presente dissertação debruça-se sobre marketing eleitoral enquanto metodologia que otimiza as estratégias de eleição de candidatos em campanhas eleitorais. Este, pressupõe o período temporal da campanha para as eleições em causa sendo que, o marketing político, se foca na comunicação do candidato, ou do partido, a longo prazo. A presente investigação tem como principal objetivo perceber o comportamento dos eleitores do concelho de Faro nas eleições autárquicas. O seu comportamento em urna é atípico demonstrando uma consciencialização do dever e direito de voto e uma atitude racional. Desta forma, considerou-se pertinente conseguir perceber que presidente de câmara preferem os farenses. Os resultados apurados permitem concluir que perfil de presidente de câmara é o preferido, bem como as prioridades que este deve ter para o concelho. Para além disso, conseguiu-se perceber os meios mais eficazes de comunicação das campanhas autárquicas em Faro, os considerados preferenciais por parte dos eleitores, a relação que os residentes no concelho têm com a cidade e porque gostam de cá viver.Ferreira, Eugénia Maria Dores MaiaSapientiaLuz, Cláudia Suzana Silva da2017-08-29T11:02:30Z2016-10-1920162016-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:57:18Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:57:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
title |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
spellingShingle |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral Luz, Cláudia Suzana Silva da Marketing eleitoral Câmara Municipal Partidos políticos Candidatos autárquicos Campanhas eleitorais |
title_short |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
title_full |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
title_fullStr |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
title_full_unstemmed |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
title_sort |
O perfil do Presidente da Câmara Municipal de Faro na perspetiva dos eleitores. Um contributo multidimensional ao marketing eleitoral |
author |
Luz, Cláudia Suzana Silva da |
author_facet |
Luz, Cláudia Suzana Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Cláudia Suzana Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing eleitoral Câmara Municipal Partidos políticos Candidatos autárquicos Campanhas eleitorais |
topic |
Marketing eleitoral Câmara Municipal Partidos políticos Candidatos autárquicos Campanhas eleitorais |
description |
A presente dissertação debruça-se sobre marketing eleitoral enquanto metodologia que otimiza as estratégias de eleição de candidatos em campanhas eleitorais. Este, pressupõe o período temporal da campanha para as eleições em causa sendo que, o marketing político, se foca na comunicação do candidato, ou do partido, a longo prazo. A presente investigação tem como principal objetivo perceber o comportamento dos eleitores do concelho de Faro nas eleições autárquicas. O seu comportamento em urna é atípico demonstrando uma consciencialização do dever e direito de voto e uma atitude racional. Desta forma, considerou-se pertinente conseguir perceber que presidente de câmara preferem os farenses. Os resultados apurados permitem concluir que perfil de presidente de câmara é o preferido, bem como as prioridades que este deve ter para o concelho. Para além disso, conseguiu-se perceber os meios mais eficazes de comunicação das campanhas autárquicas em Faro, os considerados preferenciais por parte dos eleitores, a relação que os residentes no concelho têm com a cidade e porque gostam de cá viver. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-19 2016 2016-10-19T00:00:00Z 2017-08-29T11:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/9908 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/9908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549875491897344 |