A condição tecnológica da joalharia portuguesa entre 1960 e 2000 e as novas liguagens artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Carla Maria Ferreira do
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/423
Resumo: Tese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008
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spelling A condição tecnológica da joalharia portuguesa entre 1960 e 2000 e as novas liguagens artísticasJoalharia - Portugal - séc.20Criação artísticaJoalharia digitalArte digitalTese de mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008A tese que se apresenta divide-se em cinco capítulos. No primeiro, reflectimos sobre a relação existente entre a joalharia contemporânea em Portugal e a sua ligação com as novas tecnologias e, consequentemente, com as entidades que nascem da realidade virtual e do ciberespaço. No segundo capítulo, destacam-se três universos de estudo, as escolas de joalharia portuguesas, desde 1960 até à contemporaneidade, relacionando a jóia portuguesa com a técnica, as tecnologias e a realidade virtual, à luz daquilo que designamos por humanismo tecnológico. No terceiro capítulo, desenvolve-se um pequeno balanço evolutivo caracterizador, desde a jóia renascentista até à da época moderna, enquadrando a diferente evolução deste tipo de objectos artísticos até à actualidade. Depois, enfoca-se o carácter e o estatuto da joalharia digital como resultado desta evolução, tal como o surgimento de novas linguagens artísticas ou de identidades que começam a ser feitas pelos artistas ao utilizarem as novas tecnologias; uma outra questão que se estuda é a do restauro e conservação da arte digital e das jóias criadas pelos programas de computadores. Enfim, num quinto capítulo, explora-se o estatuto utilitário e emblemático da jóia nas suas componentes ontológica e enquanto luxo supérfluo mas necessário à felicidade do ser humano.This thesis is divided in five chapters. The first beginning with the relation between Portuguese contemporary jewellery with new technologies and the entity that had born from the virtual reality and cyberspace. The second chapter are is about three important universes for this study since 1960 to the present, the tree schools of Jewellery at Portugal and their relation with tecnics, technologies and virtual reality. Chapter three is a small summary since the renascentist jewellery to modern jewels, and his evolution to actuality. The digital jewellery is the result of this evolution, such as the appearing of the new artistic languages and identities that artists start to create when they utilize the new technologies. Other question is the conservation and preservation of digital art and jewellery created from computer programs, and how this object is seen in the technological human been. The chapter five is about the new ontological statute of that jewel and is paper as a superfluous object, but necessary to the human's happiness.Serrão, Vítor, 1952-Repositório da Universidade de LisboaCarmo, Carla Maria Ferreira do2010-06-22T09:21:08Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:16.031741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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