Políticas de educação de adultos: Da (não) reforma às decisões pós-reformistas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60556 |
Resumo: | Tendo em consideração as relações entre educação de adultos e vários modelos de políticas sociais, com referência à realidade portuguesa após a revolução democrática de 1974, este artigo estuda especialmente o período que vai da última reforma educativa do século XX, iniciada em 1986, até ao presente, analisando as políticas recentes que anunciam o desenvolvimento deste sector. Conclui-se que a educação de adultos não chegou a ser objeto de desenvolvimento no âmbito da reforma educativa realizada e que as orientações governamentais posteriores, bem como a recente criação de uma Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, embora potencialmente relevantes, continuam a revelar a ausência de uma política pública global para o desenvolvimento da educação de adultos e a falta de uma estrutura de conceção, planeamento e coordenação dessa política. |
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