Uma viagem pelas leituras dos alunos do 2.º Ciclo: O recurso à biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexandra de Fátima Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2759
Resumo: O presente relatório integrou-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e 2.º ciclo de Português e História e Geografia de Portugal. A primeira parte desta dissertação engloba as caraterizações dos contextos educativos, nos quais se realizaram os estágios, e a descrição referente aos percursos educativos em cada uma das áreas curriculares. A segunda parte desenvolve a caraterização do estudo e na terceira parte insere-se a reflexão final alusiva à Prática de Ensino Supervisionada. O estudo inserido na segunda parte deste estudo reporta a identificação das práticas de leitura de alunos do 2.º ciclo com ligação à Biblioteca Escolar, os seus hábitos de leitura e preferências assim como a possível relação com o papel do professor de português. Definidos os pressupostos, delinearam-se as questões de investigação, a saber: Quais os livros requisitados pelos alunos?; Que razões levam os alunos a requisitar livros na Biblioteca Escolar?; e Qual a relação entre a requisição de livros requisitados e os documentos de referência? Por forma a dar resposta às questões acima citadas, o presente estudo norteou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por questionários, entrevistas e dados relativos às requisições de alunos da turma e de algumas escolas da região norte. No que concerne aos participantes, inserem-se os alunos da turma na qual o estágio se realizou; a professora cooperante; e alguns professores bibliotecários. Durante a análise de dados foi possível determinar que os alunos requisitam mais livros para leitura autónoma comparativamente com livros de leitura obrigatória, ficou clara a influência do professor de português na formação de leitores, foi possível depreender quais os livros prediletos dos alunos e ainda compreender as razões pelas quais os alunos requisitam livros na biblioteca escolar.
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