A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Francisco Joaquim Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085
Resumo: This article aims at finding out the perception the community Galo de Barcelos has got of its interpretation center and the benefits it can bring to their socioeconomic development and welfare. This study was conducted through a session of ‘focus group’ which is a technique for data collection of the qualitative methodology for scientific research. It was concluded that the group of respondents, belonging to this community, ignores and underestimates the local interpretation center, but believes in the potential of their core product Galo de Barcelos. They enhance this hallmark and believe its legend to be a key factor for differentiation and promotion of this product. It is assumed that tourists, usually, appreciate products associated to a ‘story’, the kind of this legend of the Galo de Barcelos.  
id RCAP_0670d46c2b1e321be6a428428a10e14e
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/11085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretaçãoThis article aims at finding out the perception the community Galo de Barcelos has got of its interpretation center and the benefits it can bring to their socioeconomic development and welfare. This study was conducted through a session of ‘focus group’ which is a technique for data collection of the qualitative methodology for scientific research. It was concluded that the group of respondents, belonging to this community, ignores and underestimates the local interpretation center, but believes in the potential of their core product Galo de Barcelos. They enhance this hallmark and believe its legend to be a key factor for differentiation and promotion of this product. It is assumed that tourists, usually, appreciate products associated to a ‘story’, the kind of this legend of the Galo de Barcelos.  Este artigo tem como objetivo principal conhecer a perceção que a comunidade do ‘Galo de Barcelos’ tem do seu centro de interpretação e dos benefícios que este poderá produzir para o seu desenvolvimento socioeconómico e bem-estar. Este estudo foi realizado através de uma sessão de focus group que é uma técnica de recolha de dados da metodologia qualitativa de investigação científica. Pode-se concluir que esta comunidade ignora e desvaloriza o seu centro de interpretação, mas acredita no potencial do seu produto ‘Galo de Barcelos’. Valoriza esta marca e considera que a lenda do galo será um fator de diferenciação e divulgação deste produto. Assume-se que os turistas, habitualmente, apreciam produtos associados a uma ‘estória’ do tipo da lenda do Galo de Barcelos.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085oai:proa.ua.pt:article/11085Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 21/22 (2014); 101-112Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 21/22 (2014); 101-1122182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11085https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11085/7211https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Francisco Joaquim Barbosa2022-09-26T10:56:50Zoai:proa.ua.pt:article/11085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:34.626932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
title A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
spellingShingle A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
Gonçalves, Francisco Joaquim Barbosa
title_short A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
title_full A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
title_fullStr A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
title_full_unstemmed A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
title_sort A perceção da comunidade do Galo de Barcelos sobre o seu centro de interpretação
author Gonçalves, Francisco Joaquim Barbosa
author_facet Gonçalves, Francisco Joaquim Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Francisco Joaquim Barbosa
description This article aims at finding out the perception the community Galo de Barcelos has got of its interpretation center and the benefits it can bring to their socioeconomic development and welfare. This study was conducted through a session of ‘focus group’ which is a technique for data collection of the qualitative methodology for scientific research. It was concluded that the group of respondents, belonging to this community, ignores and underestimates the local interpretation center, but believes in the potential of their core product Galo de Barcelos. They enhance this hallmark and believe its legend to be a key factor for differentiation and promotion of this product. It is assumed that tourists, usually, appreciate products associated to a ‘story’, the kind of this legend of the Galo de Barcelos.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085
oai:proa.ua.pt:article/11085
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/11085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11085
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11085
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11085/7211
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 21/22 (2014); 101-112
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 21/22 (2014); 101-112
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130517360082944