Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, João Carlos Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/29358
Resumo: Na atualidade, a produção industrial é caracterizada por elevados níveis de competitividade. Por isso, as empresas tentam diferenciar-se pela inovação quer dos produtos finais, quer dos processos de fabrico, tendo sempre como objetivo maximizar os lucros através da captação de clientes, dando resposta às suas necessidades, independentemente da complexidade da geometria pretendida. Com efeito, a flexibilidade geométrica, aliada ao reduzido tempo de ciclo de produção e à eficiência na utilização de recursos inerentes ao processo de impressão 3D, faz deste uma escolha cada vez mais procurada industrialmente, em particular para metais e ligas metálicas. O principal objetivo desta dissertação foi estudar a influência dos parâmetros de produção (potência do laser, espessura por camada e velocidade do laser) em algumas propriedades mecânicas/respostas (rugosidade, dureza, tensão de cedência, tensão de rotura, tensão a que ocorre a fratura e extensão nominal) de provetes normalizados segundo a norma ASTM E08-01. Estes provetes foram produzidos utilizando o aço 316L por impressão 3D, na impressora M1 Cusing, que utiliza o método de impressão SLM. Os resultados obtidos na medição das propriedades mecânicas foram inseridos no software de estatística denominado “STATISTICA”, tendo sido utilizada a metodologia da superfície de resposta (RSM) do planeamento de experiências (DoE), medindo desta forma a significância de cada variável em estudo para as respostas supracitadas. A variável que foi considerada mais significativa foi a potência do laser. O aumento desta variável influencia positivamente a rugosidade e a dureza e negativamente a extensão nominal. A espessura por camada também teve influência no resultado obtido para a resposta dureza. O seu aumento tem como consequência a diminuição da dureza do material. Por outro lado, a variável velocidade do laser não influenciou significativamente qualquer uma das respostas estudadas.
id RCAP_067a9916c0de63a5c40739b907a203eb
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/29358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 CusingImpressão 3D (SLM)Aço 316LParâmetros de produçãoPropriedades mecânicasPlaneamento de experiências (DoE)Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaNa atualidade, a produção industrial é caracterizada por elevados níveis de competitividade. Por isso, as empresas tentam diferenciar-se pela inovação quer dos produtos finais, quer dos processos de fabrico, tendo sempre como objetivo maximizar os lucros através da captação de clientes, dando resposta às suas necessidades, independentemente da complexidade da geometria pretendida. Com efeito, a flexibilidade geométrica, aliada ao reduzido tempo de ciclo de produção e à eficiência na utilização de recursos inerentes ao processo de impressão 3D, faz deste uma escolha cada vez mais procurada industrialmente, em particular para metais e ligas metálicas. O principal objetivo desta dissertação foi estudar a influência dos parâmetros de produção (potência do laser, espessura por camada e velocidade do laser) em algumas propriedades mecânicas/respostas (rugosidade, dureza, tensão de cedência, tensão de rotura, tensão a que ocorre a fratura e extensão nominal) de provetes normalizados segundo a norma ASTM E08-01. Estes provetes foram produzidos utilizando o aço 316L por impressão 3D, na impressora M1 Cusing, que utiliza o método de impressão SLM. Os resultados obtidos na medição das propriedades mecânicas foram inseridos no software de estatística denominado “STATISTICA”, tendo sido utilizada a metodologia da superfície de resposta (RSM) do planeamento de experiências (DoE), medindo desta forma a significância de cada variável em estudo para as respostas supracitadas. A variável que foi considerada mais significativa foi a potência do laser. O aumento desta variável influencia positivamente a rugosidade e a dureza e negativamente a extensão nominal. A espessura por camada também teve influência no resultado obtido para a resposta dureza. O seu aumento tem como consequência a diminuição da dureza do material. Por outro lado, a variável velocidade do laser não influenciou significativamente qualquer uma das respostas estudadas.Fradinho, JoãoRUNBento, João Carlos Ferreira2018-01-29T11:07:40Z2017-1220172017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/29358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:08Zoai:run.unl.pt:10362/29358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:15.835769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
title Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
spellingShingle Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
Bento, João Carlos Ferreira
Impressão 3D (SLM)
Aço 316L
Parâmetros de produção
Propriedades mecânicas
Planeamento de experiências (DoE)
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
title_full Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
title_fullStr Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
title_full_unstemmed Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
title_sort Avaliação Dimensional e Mecânica de peças produzidas na Impressora 3D M1 Cusing
author Bento, João Carlos Ferreira
author_facet Bento, João Carlos Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fradinho, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, João Carlos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Impressão 3D (SLM)
Aço 316L
Parâmetros de produção
Propriedades mecânicas
Planeamento de experiências (DoE)
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Impressão 3D (SLM)
Aço 316L
Parâmetros de produção
Propriedades mecânicas
Planeamento de experiências (DoE)
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Na atualidade, a produção industrial é caracterizada por elevados níveis de competitividade. Por isso, as empresas tentam diferenciar-se pela inovação quer dos produtos finais, quer dos processos de fabrico, tendo sempre como objetivo maximizar os lucros através da captação de clientes, dando resposta às suas necessidades, independentemente da complexidade da geometria pretendida. Com efeito, a flexibilidade geométrica, aliada ao reduzido tempo de ciclo de produção e à eficiência na utilização de recursos inerentes ao processo de impressão 3D, faz deste uma escolha cada vez mais procurada industrialmente, em particular para metais e ligas metálicas. O principal objetivo desta dissertação foi estudar a influência dos parâmetros de produção (potência do laser, espessura por camada e velocidade do laser) em algumas propriedades mecânicas/respostas (rugosidade, dureza, tensão de cedência, tensão de rotura, tensão a que ocorre a fratura e extensão nominal) de provetes normalizados segundo a norma ASTM E08-01. Estes provetes foram produzidos utilizando o aço 316L por impressão 3D, na impressora M1 Cusing, que utiliza o método de impressão SLM. Os resultados obtidos na medição das propriedades mecânicas foram inseridos no software de estatística denominado “STATISTICA”, tendo sido utilizada a metodologia da superfície de resposta (RSM) do planeamento de experiências (DoE), medindo desta forma a significância de cada variável em estudo para as respostas supracitadas. A variável que foi considerada mais significativa foi a potência do laser. O aumento desta variável influencia positivamente a rugosidade e a dureza e negativamente a extensão nominal. A espessura por camada também teve influência no resultado obtido para a resposta dureza. O seu aumento tem como consequência a diminuição da dureza do material. Por outro lado, a variável velocidade do laser não influenciou significativamente qualquer uma das respostas estudadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-29T11:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/29358
url http://hdl.handle.net/10362/29358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137918072127488