Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Batista da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Maria Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89123
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776
Resumo: Neste artigo apresenta-se um levantamento das pesquisas produzidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI), da Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado por Fúlvia Rosemberg. Um dos enfoques das pesquisas realizadas no período de 2008 a 2016 visa à pro- blematização da posição ocupada pela criança de 0 a 3 anos no âmbito das políticas públicas voltadas para a infância. Procura-se estudar o processo de construção social da infância no Brasil e problematizar questões acerca da educação e cuidado na creche. Para isso foram privilegiadas algumas catego- rias centrais de análise: a criança de 0 a 3 anos; a creche como direito da crian- ça e da família; a infância e o campo das relações étnico-raciais. A análise dos dados se apoia nos aportes teórico-metodológicos de John B. Thompson e Fúlvia Rosemberg. Os resultados apontam que as sociedades ocidentais são adultocêntricas e que as relações de idade constituem uma categoria analítica útil para se compreender as desigualdades sociais. Afinal, os limites cronológi- cos da segmentação social que pode ser reconhecida nos ritos que acompa- nham o percurso educacional da infância, contribuem para a invisibilidade das crianças que neste subgrupo se encontram na faixa etária de 0 a 3 anos.
id RCAP_068679fb1c11d36240a58c82e44717b3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/89123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infânciaEducation and care of children from 0 to 3 Years old: contemporary research on ChildhoodInfânciaCrecheRelações étnico-raciaisChildhoodDay care centerEthnic-racial relationsNeste artigo apresenta-se um levantamento das pesquisas produzidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI), da Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado por Fúlvia Rosemberg. Um dos enfoques das pesquisas realizadas no período de 2008 a 2016 visa à pro- blematização da posição ocupada pela criança de 0 a 3 anos no âmbito das políticas públicas voltadas para a infância. Procura-se estudar o processo de construção social da infância no Brasil e problematizar questões acerca da educação e cuidado na creche. Para isso foram privilegiadas algumas catego- rias centrais de análise: a criança de 0 a 3 anos; a creche como direito da crian- ça e da família; a infância e o campo das relações étnico-raciais. A análise dos dados se apoia nos aportes teórico-metodológicos de John B. Thompson e Fúlvia Rosemberg. Os resultados apontam que as sociedades ocidentais são adultocêntricas e que as relações de idade constituem uma categoria analítica útil para se compreender as desigualdades sociais. Afinal, os limites cronológi- cos da segmentação social que pode ser reconhecida nos ritos que acompa- nham o percurso educacional da infância, contribuem para a invisibilidade das crianças que neste subgrupo se encontram na faixa etária de 0 a 3 anos.This article presents a survey of the research produced by the Center for Gender, Race and Age Studies (NEGRI), of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), coordinated by Fúlvia Rosemberg. One of the approaches of the research carried out in the period from 2008 to 2016 aims at the problematization of the position occupied by children from 0 to 3 years in the scope of the public policies directed towards childhood. It seeks to study the process of social construction of childhood in Brazil and to problematize questions about education and care in day care. For this, some central categories of analysis were favored: the child from 0 to 3 years; day care as the right of the child and the family; childhood and the field of ethnic-racial relations. The analysis of the data is based on the theoretical-methodological contributions of John B. Thompson and Fúlvia Rosemberg. The results show that western societies are adult-centric and that age relations constitute a useful analytical category for understanding social inequalities. After all, the chronological limits of social segmentation that can be recognized in the rites that accompany the educational path of childhood, contribute to the invisibility of the children in this subgroup who are in the 0-3 age group.Universidade Federal de São Paulo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/89123http://hdl.handle.net/10316/89123https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776por2317-7853https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/776Silva, Marcos Antonio Batista daRibeiro, Maria Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-07-14T09:38:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:09:32.686503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
Education and care of children from 0 to 3 Years old: contemporary research on Childhood
title Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
spellingShingle Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
Silva, Marcos Antonio Batista da
Infância
Creche
Relações étnico-raciais
Childhood
Day care center
Ethnic-racial relations
title_short Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
title_full Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
title_fullStr Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
title_full_unstemmed Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
title_sort Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
author Silva, Marcos Antonio Batista da
author_facet Silva, Marcos Antonio Batista da
Ribeiro, Maria Silvia
author_role author
author2 Ribeiro, Maria Silvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Antonio Batista da
Ribeiro, Maria Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Creche
Relações étnico-raciais
Childhood
Day care center
Ethnic-racial relations
topic Infância
Creche
Relações étnico-raciais
Childhood
Day care center
Ethnic-racial relations
description Neste artigo apresenta-se um levantamento das pesquisas produzidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI), da Pontifícia Univer- sidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenado por Fúlvia Rosemberg. Um dos enfoques das pesquisas realizadas no período de 2008 a 2016 visa à pro- blematização da posição ocupada pela criança de 0 a 3 anos no âmbito das políticas públicas voltadas para a infância. Procura-se estudar o processo de construção social da infância no Brasil e problematizar questões acerca da educação e cuidado na creche. Para isso foram privilegiadas algumas catego- rias centrais de análise: a criança de 0 a 3 anos; a creche como direito da crian- ça e da família; a infância e o campo das relações étnico-raciais. A análise dos dados se apoia nos aportes teórico-metodológicos de John B. Thompson e Fúlvia Rosemberg. Os resultados apontam que as sociedades ocidentais são adultocêntricas e que as relações de idade constituem uma categoria analítica útil para se compreender as desigualdades sociais. Afinal, os limites cronológi- cos da segmentação social que pode ser reconhecida nos ritos que acompa- nham o percurso educacional da infância, contribuem para a invisibilidade das crianças que neste subgrupo se encontram na faixa etária de 0 a 3 anos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/89123
http://hdl.handle.net/10316/89123
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776
url http://hdl.handle.net/10316/89123
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2317-7853
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133990156763136