Contributos da literacia da informação para a ciência aberta
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/35256 |
Resumo: | O campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente. de disse-minação, criação e de transferência de conhecimen-to, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os investigadores, munidos de um conjunto de competências de literacia da infor-mação, adquirem a aptidão, em ambientes de in-formação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de trans-formar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência. |
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Contributos da literacia da informação para a ciência abertaLa contribución de la alfabetización informacional a la ciencia abiertaThe contribution of information literacy to open scienceLiteracia da informaçãoCiência AbertaAcesso AbertoInvestigaçãoConhecimentoO campo de atuação da Ciência Aberta traduz-se num processo colaborativo, transparente. de disse-minação, criação e de transferência de conhecimen-to, acessível à investigação e assente nos princípios do acesso aberto. Os investigadores, munidos de um conjunto de competências de literacia da infor-mação, adquirem a aptidão, em ambientes de in-formação impressa ou digital, e tendo por base o seu próprio pensamento crítico e reflexivo, de trans-formar a informação em novo conhecimento. Este artigo explora a integração dos conceitos da Ciência Aberta na literacia da informação. Apresenta-se uma reflexão teórica que evidencia os contributos da literacia da informação em contexto académico e na dinâmica da produção de ciência.El campo de actuación de la Ciencia Abierta se traduce en un proceso colaborativo, transparente, de diseminación, creación y transferencia de conocimiento, accesible a la investigación y basado en los principios del acceso abierto. Los diferentes agentes del proceso de investigación, dotados de un conjunto de competencias de alfabetización de la información, adquieren la aptitud —en ambientes de información impresa o digital, y partiendo de su propio pensamiento crítico y reflexivo— de transformar la información en nuevo conocimiento. Este artículo explora la integración de los conceptos de la Ciencia Abierta en la alfabetización de la información. Se presenta una reflexión teórica que evidencia las contribuciones de la alfabetización de la información en el contexto académico y en la dinámica de la producción de ciencia. Se concluye que la alfabetización de la información se asume como una herramienta de aprendizaje esencial para el desarrollo de la Ciencia Abierta, potenciando el entendimiento crítico de los contenidos, junto con el desarrollo y el progreso de la investigación.The scope of Open Science translates into a collaborative, transparent process of dissemination, creation, and transfer of knowledge, accessible to research and based on the principles of open access. The different agents of the research process, equipped with a set of information literacy skills, acquire the ability, in print or digital information environments, and based on their own critical and reflexive thinking, to transform information into new knowledge. This article explores the integration of Open Science concepts in information literacy. It presents a theoretical reflection that shows the contributions of information literacy in the academic context and in the dynamics of the production of science. It is concluded that information literacy is an essential learning tool for the development of Open Science, enhancing the critical understanding of content, as well as the development and progress of research.Universidad de ZaragozaRepositório da Universidade de LisboaLopes, Carlos AlbertoAntunes, Maria da LuzSanches, Tatiana2018-11-02T15:15:04Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35256porLopes, C. A., Antunes, M. L., & Sanches, T. (2018). Contributos da literacia da informação para a ciência aberta. IBERSID: Revista de Sistemas de Información y Documentación, 12(1), 59-67.1888-0967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:29:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:07.413529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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