Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lúcia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pereira, Anabela, Santiago, Rui A.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7005
Resumo: Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.
id RCAP_06ab2d70c80a9dfc4869f0f688ee6c36
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticasPretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.Porto EditoraIC-OnlineOliveira, LúciaPereira, AnabelaSantiago, Rui A.2022-04-14T15:20:35Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7005porOliveira, L., Pereira, A. & Santiago, R. (2004). Investigação em Educação: Abordagens Conceptuais e Práticas.972-0-34736-8metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.925234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
title Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
spellingShingle Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
Oliveira, Lúcia
title_short Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
title_full Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
title_fullStr Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
title_full_unstemmed Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
title_sort Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
author Oliveira, Lúcia
author_facet Oliveira, Lúcia
Pereira, Anabela
Santiago, Rui A.
author_role author
author2 Pereira, Anabela
Santiago, Rui A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lúcia
Pereira, Anabela
Santiago, Rui A.
description Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2022-04-14T15:20:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7005
url http://hdl.handle.net/10400.8/7005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, L., Pereira, A. & Santiago, R. (2004). Investigação em Educação: Abordagens Conceptuais e Práticas.
972-0-34736-8
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto Editora
publisher.none.fl_str_mv Porto Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993200832512