Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7005 |
Resumo: | Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação. |
id |
RCAP_06ab2d70c80a9dfc4869f0f688ee6c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticasPretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.Porto EditoraIC-OnlineOliveira, LúciaPereira, AnabelaSantiago, Rui A.2022-04-14T15:20:35Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7005porOliveira, L., Pereira, A. & Santiago, R. (2004). Investigação em Educação: Abordagens Conceptuais e Práticas.972-0-34736-8metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.925234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
title |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
spellingShingle |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas Oliveira, Lúcia |
title_short |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
title_full |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
title_fullStr |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
title_full_unstemmed |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
title_sort |
Investigação em educação: abordagens conceptuais e práticas |
author |
Oliveira, Lúcia |
author_facet |
Oliveira, Lúcia Pereira, Anabela Santiago, Rui A. |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Anabela Santiago, Rui A. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lúcia Pereira, Anabela Santiago, Rui A. |
description |
Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação. A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação: a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa; a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação; a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais. Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2022-04-14T15:20:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7005 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, L., Pereira, A. & Santiago, R. (2004). Investigação em Educação: Abordagens Conceptuais e Práticas. 972-0-34736-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993200832512 |