Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2763
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_06adedb8a16174cd5420d3f86a0cfad8
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentesAdolescênciaRegulação emocionalRaivaEmotional regulationAngerAdolescenceDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioConsiderando a importância da regulação emocional para o funcionamento adaptativo e para o desenvolvimento psicológico saudável e também as específicas necessidades de compreensão e regulação da raiva, emoção com funções adaptativas, mas também associada a doença e comportamentos agressivos, estranha-se a pouca investigação relativamente à adolescência, bem como os poucos instrumentos de avaliação destes constructos em adolescentes comparativamente aos adultos. Assim, o presente trabalho pretendeu estudar as estratégias e a qualidade da regulação emocional e a experiência, a expressão e o controlo da raiva em adolescentes, alunos do terceiro ciclo do ensino básico, e verificar a possibilidade de existência de diferenças significativas em função do sexo, da idade e do ano de escolaridade. Para tal, procedeu-se à tradução e adaptação dos instrumentos ERQ-CA e STAXI-NA e ao uso de uma versão portuguesa do ERICA, tendo sido aplicados a uma amostra de 170 adolescentes de uma escola secundária da área da grande Lisboa, dos 7º, 8º e 9º anos escolares. Verificouse a fiabilidade de todas as subescalas dos instrumentos, menos de uma, e a congruência das relações entre as subescalas com as dos instrumentos originais. Concluiu-se a influência significativa do sexo nas variáveis “Temperamento de raiva, “Expressão da raiva (in),“Raiva reativa” e “Responsividade situacional”, em favor das raparigas, e a influência significativa do ano de escolaridade nas variáveis “Controlo da raiva (in)” e “Reavaliação cognitiva”. Havendo diferenças nestes resultados, quanto à literatura, propõem-se estudos integrando também avaliação qualitativa, visando a obtenção de uma compreensão mais aprofundada, na adolescência, dos ditos constructos.ABSTRACT: Considering the importance of emotional regulation for the adaptive functioning and healthy psychological development as well as the specific need of understanding and regulating anger, a type of emotion with adaptive functions, also associated with illness and aggressive behavior, it is strange to find scarce research regarding adolescence as well as very few assessment measures of these constructs in adolescents compared to adults. Thus, this work aimed at studying the strategies and the quality of emotional regulation and anger experience, anger expression and anger control in adolescents, students of the third cycle of basic education, to verify the possibility of finding significant differences according to gender, age and grade they are attending. To do this, we proceeded to the translation and adaptation of ERQ-CA and STAXI-NA and we used a Portuguese version of ERICA in the assessment of 170 adolescents from a secondary school in the outskirts of Lisbon, from the 7th, 8th and 9th grade. The reliability of all subscales, less than one, were confirmed and also the congruence of the subscales relations with the original measures. There were significant differences in the scales levels of “Anger-Trait temperament”, “Anger-Trait reaction”, “Anger-expression (in),” and "Situational responsiveness" where girls had higher scores than boys, and the results also pointed to grade interference in the scales levels of "Anger-control (in)" and “Reappraisal”. Since these results are somewhat different from those reported, we propose studies integrating qualitative assessment, in order to obtain a deeper understanding of the referred constructs in adolescence.ISPA - Instituto UniversitárioSantos, António JoséRepositório do ISPANunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador2014-04-08T19:38:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2763201087111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:43.063357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
title Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
spellingShingle Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
Adolescência
Regulação emocional
Raiva
Emotional regulation
Anger
Adolescence
title_short Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
title_full Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
title_fullStr Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
title_full_unstemmed Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
title_sort Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
author Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
author_facet Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, António José
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Regulação emocional
Raiva
Emotional regulation
Anger
Adolescence
topic Adolescência
Regulação emocional
Raiva
Emotional regulation
Anger
Adolescence
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-08T19:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2763
201087111
url http://hdl.handle.net/10400.12/2763
identifier_str_mv 201087111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130068945993728