Ser historiador e cidadão hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Judite A. Gonçalves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/376
Resumo: O presente estudo visa questionar a actualidade da participação do historiador enquanto cidadão e profissional de um ramo do saber que requer condições particulares de exercício, ou seja, que deve praticar uma determinada disciplina e dever profissional. Neste contexto, reportar-nos-emos aos actuais pomos de discussão filosófica sobre a natureza e validade do conhecimento do passado assentes em factores epistemológicos, metodológicos e ideológicos e que são sobretudo colocados pelos teóricos e filósofos post-modernos. Pretendemos igualmente salientar algumas das vantagens da introdução e conquista de «novos» territórios de pesquisa e das actuais perspectivas metodológicas da prática da História como disciplina académica e séria. O nosso intuito é trilhar o caminho da interpelação na busca de uma leitura do valor ético do trabalho dos sacerdotes de Clio e, obviamente, da respectiva dimensão cívica. De facto, o que se deseja é repensar o valor e o impacto do estudo do passado humano na sociedade do século XXI, interpelando-nos sobre: o que é (e para que serve) a História Hoje? (isto para adoptar como mote o cabeçalho de um livro recentemente dado à estampa entre nós). This study aims at questioning the Historians’ civic and professional participation within the context of an activity that requires a particular set of professional duties and rules of procedure. Within this context, one will focus on the nature and validity of the knowledge of the past, built upon epistemological, methodological and ideological factors, whose philosophical debate is being conducted by post-modern theoreticians and philosophers. One also wants to stress some of the advantages, both of introducing and conquering “new” research fields, as well as, of the present day methodological perspectives of History as a serious and academic subject. Our goal is to follow the path of questioning, searching for an explanation of the ethical value of Clio’s priests’ work and, obviously, of its civic dimension. Actually, one wishes to think over the impact of the study of the human past on the 21 Century’s society, asking us what History Today is (and what it is for)? (using as a motto the title of a book recently published in Portugal).
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