O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorjão, Inês Marques
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8029
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_06d917b7106c4c669ca1a7219b121288
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8029
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidadesAteliêExpressão artísticaJardim de infânciaAtelierArt educationKindergartenPreschool educationArtistic expressionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se no prosseguimento de um período de Prática Profissional Supervisionada módulo II, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu num período de 4 meses. Pretende-se com este trabalho realizar uma análise reflexiva e crítica sobre a prática pedagógica, evidenciando a problemática que arrogou maior relevância, e que originou o desenvolvimento de um processo investigativo e reflexivo, acerca da própria prática. Considerou-se o impacto da existência de um Atelier em sala de Jardim de Infância, nas escolhas, autonomia e desenvolvimento da criança como a problemática com mais significado no decorrer da prática. Assim, o presente relatório alberga o percurso vivenciado por crianças e adultos, bem como reflexões inerentes às respetivas vivências e aprendizagens. Fundamentados nas perspetivas de vários autores, os principais pilares deste estudo são: compreender as potencialidades da existência de um Atelier na sala de atividades e apreender o modo de utilização do mesmo por parte das crianças. Sendo que estas possuem cem linguagens e expressam-se criando pontes de relação com o meio que as rodeia. A investigação realizada, de cariz qualitativo ou interpretativo, conciliou diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, análise de portefólios e de produções artísticas das crianças, observação direta participante, inquérito por entrevista e por questionário. Os dados reunidos permitem pensar que as oportunidades oferecidas às crianças, de observarem, experimentarem, e (re)criarem produções artísticas são fundamentais para o seu desenvolvimento. Sendo o educador o responsável por fomentar a autonomia das crianças, oferecendo-lhes espaços para tal, com materiais diversificados.ABSTRACT This report fits in the prosecution of a module II Supervised Professional Practice period, carried out under the Master’s in Pre-school Education, which took place over a period of 4 months. In this work, it is pretended to realize a reflexive and critical analysis on the pedagogic practice, evidencing the problematic that arrogated greater relevance and that originated the development of an investigative and reflexive process, about the same practice. It was considered the impact of an Atelier existence in a kindergarten room in the choices, autonomy, and overall child development as the problematic with more relevance during the practice. Therefore, this report contains the children’s and adults’ courses of action and their inherent reflections. Grounded on the perspectives of various authors, the main pillars of this study are: understanding the potentialities of the existence of an Atelier in the activity’s room and capture the mode of use of the Atelier by the children. In terms of methodology, the investigation that was done followed a qualitative or interpretative approach, resorting to diverse techniques and instruments of data collection, such as, portfolios’ and children’s artistic productions analysis, participative direct observation, survey by interview and by questionnaire. With this study, it was concluded that the opportunities, given to children, of observing, experimenting and (re)creating artistic productions are fundamental for their development. Being the educator the responsible for fostering children’s autonomy, giving them spaces and materials for them to develop.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoFriães, RitaRCIPLGorjão, Inês Marques2018-02-06T11:07:04Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8029TID:201827182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:52.191977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
title O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
spellingShingle O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
Gorjão, Inês Marques
Ateliê
Expressão artística
Jardim de infância
Atelier
Art education
Kindergarten
Preschool education
Artistic expression
title_short O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
title_full O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
title_fullStr O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
title_full_unstemmed O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
title_sort O Atelier na sala de pré-escolar: um local de escolhas e de potencialidades
author Gorjão, Inês Marques
author_facet Gorjão, Inês Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorjão, Inês Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliê
Expressão artística
Jardim de infância
Atelier
Art education
Kindergarten
Preschool education
Artistic expression
topic Ateliê
Expressão artística
Jardim de infância
Atelier
Art education
Kindergarten
Preschool education
Artistic expression
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-02-06T11:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8029
TID:201827182
url http://hdl.handle.net/10400.21/8029
identifier_str_mv TID:201827182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429570207744