Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana Filipa Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110871
Resumo: Atualmente, os progressos tecnológicos nas instituições de saúde, tornam-se imprescindíveis na prestação de cuidados de saúde. A evolução das tecnologias de saúde, nomeadamente dos equipamentos médicos propiciam melhorias nos diagnósticos e nas terapêuticas contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas e para o aumento da sua esperança média de vida. Os equipamentos médicos constituem um peso significativo nas unidades hospitalares, quer pelo impacto que causam nas despesas totais de saúde, quer pela sua sofisticação tecnológica. Estes dois fatores colocam um enorme desafio aos hospitais portugueses, tendo em conta os escassos recursos disponíveis. Assim, é fundamental garantir que a aquisição de um equipamento médico é realizada de forma consciente e racional, quando consideradas as necessidades dos principais atores, em particular médicos, profissionais de saúde e administradores hospitalares. Em Portugal, a inexistência de uma política de aquisição de equipamentos metódica, baseada num conjunto de critérios predefinidos é a principal motivação deste trabalho. A presente dissertação propõe uma metodologia de apoio à decisão para a aquisição de equipamentos médicos, produzindo uma lista priorizada das melhores alternativas, selecionadas por um conjunto de decisores. A metodologia proposta pretende ser simples e transparente, incluindo os principais agentes de decisão em todo o processo. A determinação e ponderação dos critérios a considerar na priorização das alternativas é levada a cabo através da técnica Swing Weights. A ordenação das alternativas é assegurada por meio de duas abordagens distintas: fuzzy e non-fuzzy. Concretamente, a abordagem fuzzy utiliza variáveis qualitativas e a non-fuzzy quantitativas, sendo a abordagem fuzzy a que revelou ter resultados mais promissores. Por fim, é feita uma análise de custo-benefício, que incorpora as ordenações obtidas para as alternativas e o orçamento disponível.
id RCAP_06ec3b8543284c67f237c7d99fb480ef
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicosEquipamentos médicosMetodologia de apoio à decisão multicritérioSwing WeightsFuzzyVIKORDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MédicaAtualmente, os progressos tecnológicos nas instituições de saúde, tornam-se imprescindíveis na prestação de cuidados de saúde. A evolução das tecnologias de saúde, nomeadamente dos equipamentos médicos propiciam melhorias nos diagnósticos e nas terapêuticas contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas e para o aumento da sua esperança média de vida. Os equipamentos médicos constituem um peso significativo nas unidades hospitalares, quer pelo impacto que causam nas despesas totais de saúde, quer pela sua sofisticação tecnológica. Estes dois fatores colocam um enorme desafio aos hospitais portugueses, tendo em conta os escassos recursos disponíveis. Assim, é fundamental garantir que a aquisição de um equipamento médico é realizada de forma consciente e racional, quando consideradas as necessidades dos principais atores, em particular médicos, profissionais de saúde e administradores hospitalares. Em Portugal, a inexistência de uma política de aquisição de equipamentos metódica, baseada num conjunto de critérios predefinidos é a principal motivação deste trabalho. A presente dissertação propõe uma metodologia de apoio à decisão para a aquisição de equipamentos médicos, produzindo uma lista priorizada das melhores alternativas, selecionadas por um conjunto de decisores. A metodologia proposta pretende ser simples e transparente, incluindo os principais agentes de decisão em todo o processo. A determinação e ponderação dos critérios a considerar na priorização das alternativas é levada a cabo através da técnica Swing Weights. A ordenação das alternativas é assegurada por meio de duas abordagens distintas: fuzzy e non-fuzzy. Concretamente, a abordagem fuzzy utiliza variáveis qualitativas e a non-fuzzy quantitativas, sendo a abordagem fuzzy a que revelou ter resultados mais promissores. Por fim, é feita uma análise de custo-benefício, que incorpora as ordenações obtidas para as alternativas e o orçamento disponível.Gomes, Maria IsabelRUNReis, Joana Filipa Tavares2021-01-28T14:57:20Z2019-1120192019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:46Zoai:run.unl.pt:10362/110871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:44.988245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
title Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
spellingShingle Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
Reis, Joana Filipa Tavares
Equipamentos médicos
Metodologia de apoio à decisão multicritério
Swing Weights
Fuzzy
VIKOR
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Médica
title_short Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
title_full Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
title_fullStr Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
title_full_unstemmed Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
title_sort Integração da metodologia Fuzzy num modelo para a aquisição de equipamentos médicos
author Reis, Joana Filipa Tavares
author_facet Reis, Joana Filipa Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Maria Isabel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Joana Filipa Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Equipamentos médicos
Metodologia de apoio à decisão multicritério
Swing Weights
Fuzzy
VIKOR
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Médica
topic Equipamentos médicos
Metodologia de apoio à decisão multicritério
Swing Weights
Fuzzy
VIKOR
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Médica
description Atualmente, os progressos tecnológicos nas instituições de saúde, tornam-se imprescindíveis na prestação de cuidados de saúde. A evolução das tecnologias de saúde, nomeadamente dos equipamentos médicos propiciam melhorias nos diagnósticos e nas terapêuticas contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas e para o aumento da sua esperança média de vida. Os equipamentos médicos constituem um peso significativo nas unidades hospitalares, quer pelo impacto que causam nas despesas totais de saúde, quer pela sua sofisticação tecnológica. Estes dois fatores colocam um enorme desafio aos hospitais portugueses, tendo em conta os escassos recursos disponíveis. Assim, é fundamental garantir que a aquisição de um equipamento médico é realizada de forma consciente e racional, quando consideradas as necessidades dos principais atores, em particular médicos, profissionais de saúde e administradores hospitalares. Em Portugal, a inexistência de uma política de aquisição de equipamentos metódica, baseada num conjunto de critérios predefinidos é a principal motivação deste trabalho. A presente dissertação propõe uma metodologia de apoio à decisão para a aquisição de equipamentos médicos, produzindo uma lista priorizada das melhores alternativas, selecionadas por um conjunto de decisores. A metodologia proposta pretende ser simples e transparente, incluindo os principais agentes de decisão em todo o processo. A determinação e ponderação dos critérios a considerar na priorização das alternativas é levada a cabo através da técnica Swing Weights. A ordenação das alternativas é assegurada por meio de duas abordagens distintas: fuzzy e non-fuzzy. Concretamente, a abordagem fuzzy utiliza variáveis qualitativas e a non-fuzzy quantitativas, sendo a abordagem fuzzy a que revelou ter resultados mais promissores. Por fim, é feita uma análise de custo-benefício, que incorpora as ordenações obtidas para as alternativas e o orçamento disponível.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2019
2019-11-01T00:00:00Z
2021-01-28T14:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110871
url http://hdl.handle.net/10362/110871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138030362034176