Comércio tradicional, desafios e oportunidades na perspectiva do património construído: programa “Lojas com História”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Caroline Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33522
Resumo: O presente trabalho propõe-se a trazer para debate a atual situação do património comercial e a relação desse com os seus programas de salvaguarda. Ao relembrar pontos considerados importantes, exaltados em documentos relacionados ao património como as Cartas Internacionais, para a elaboração dos programas e assim determinar conceitos que tornarem possível uma avaliação desses. Estabelecendo oito conceitos de extrema importância, sendo esses; Foco, Disciplinaridade, Transformação, Função, Meios, Participação, Cultura e Valor Econômico. Além de entender também o processo de criação dos mesmos, feita através da apresentação e comparação de três programas, sendo um do Brasil da cidade do Rio de Janeiro e dois de Portugal, um da cidade do Porto e outro da cidade de Lisboa, e assim estabelecer uma relação desses com os conceitos ressaltados nos principais documentos relacionados ao património. E em sequência é feita a escolha de um desses programas, por ser o pioneiro no seu país e pelo seu destaque, para se aprofundar e ter assim uma melhor compreensão das suas partes técnicas e burocráticas, sendo esse o “Lojas com História” da cidade de Lisboa. Se cria um banco de dados com as informações disponíveis pelo programa e a seguir essas são confrontadas e averiguadas através de um inquérito com os proprietários dos estabelecimentos participantes, uma reunião com a coordenação do “Lojas com História” e visitas técnicas em algumas dessas lojas para a avaliação do estado de conservação e manutenção do seu património material. Após organizar e tratar essas informações se realiza o cruzamento dessas com os conceitos estabelecidos no início do trabalho, e assim se discute a realidade desses locais com as suas reais necessidades, para então concluir os desafios e as oportunidades existentes nesses programas e assim serem feitas recomendações aos mesmos.
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