Barreiras e facilitadores no processo de aprendizagem de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem ao nível da escrita : relato de professores titulares de turma do 1.º CEB, professores de Educação Especial e Psicomotricista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cláudia Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12995
Resumo: Em Portugal, estima-se que 5% a 15% de alunos em idade escolar são diagnosticados com dificuldades específicas de aprendizagem, uma perturbação específica numa determinada área que engloba características muito particulares e que se distinguem, como a dislexia, a disortografia, a disgrafia e a discalculia. O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho, trouxe medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, centradas nas necessidades dos alunos e, consequentemente, na acomodação do currículo. No entanto, a comunidade escolar ainda encontra dificuldades, no sentido de dar apoio a alunos com DEA. O presente estudo pretendeu verificar, através da realização de entrevistas semiestruturadas, que barreiras e facilitadores enfrentam Professores Titulares de Turma do 1.º CEB, Professores de Educação Especial e Psicomotricista no processo de aprendizagem da escrita de alunos com DEA e conhecer como foi feita a sua intervenção. As respostas demonstraram que a escola, a gestão parental e as características do próprio aluno foram as barreiras mais destacadas e os principais facilitadores foram a atuação da EMAEI e da direção escolar. Em termos de intervenção, as práticas que mais se evidenciaram foram canalizadas para a consciência fonológica.
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spelling Barreiras e facilitadores no processo de aprendizagem de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem ao nível da escrita : relato de professores titulares de turma do 1.º CEB, professores de Educação Especial e PsicomotricistaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVADIFICULDADES DE APRENDIZAGEMDISLEXIADISORTOGRAFIAESCRITAEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING DISABILITIESDYSLEXIADYSORTHOGRAPHIAWRITINGEm Portugal, estima-se que 5% a 15% de alunos em idade escolar são diagnosticados com dificuldades específicas de aprendizagem, uma perturbação específica numa determinada área que engloba características muito particulares e que se distinguem, como a dislexia, a disortografia, a disgrafia e a discalculia. O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de Julho, trouxe medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, centradas nas necessidades dos alunos e, consequentemente, na acomodação do currículo. No entanto, a comunidade escolar ainda encontra dificuldades, no sentido de dar apoio a alunos com DEA. O presente estudo pretendeu verificar, através da realização de entrevistas semiestruturadas, que barreiras e facilitadores enfrentam Professores Titulares de Turma do 1.º CEB, Professores de Educação Especial e Psicomotricista no processo de aprendizagem da escrita de alunos com DEA e conhecer como foi feita a sua intervenção. As respostas demonstraram que a escola, a gestão parental e as características do próprio aluno foram as barreiras mais destacadas e os principais facilitadores foram a atuação da EMAEI e da direção escolar. Em termos de intervenção, as práticas que mais se evidenciaram foram canalizadas para a consciência fonológica.In Portugal, it is estimated that 5% to 15% of school-age students are diagnosed with specific learning disabilities, a specific disorder in a particular area which includes very particular and distinguishing characteristics, such as dyslexia, dysorthography, dysgraphia and dyscalculia. The Decree-Law No. 54/2018, of July 6th, brought measures to support learning and inclusion, focused on the needs of students and, consequently, on the accommodation of the curriculum. However, the school community still find difficulties, in the sense of providing support to students with SLD. This study aimed to verify, through semi-structured interviews, the barriers and facilitators faced by Primary School Classroom Teachers, Special Education Teachers and Psychomotricist in the process of learning to write by students with SLD and to know how their intervention was made. The answers showed that the school, parental management and the student's own characteristics were the most highlighted barriers, and the main facilitators were the performance of EMAEI and the school management. In terms of intervention, the practices that stood out the most were channeled towards phonological awareness.2022-07-11T16:28:25Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12995TID:203031997porMatos, Cláudia Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:57.551466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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