Lado a lado construindo percursos necessariamente distintos: os dois primeiros anos de carreira de duas professoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/1248 |
Resumo: | Tese de mestrado em Educação(Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008 |
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Lado a lado construindo percursos necessariamente distintos: os dois primeiros anos de carreira de duas professorasEducaçãoFormação Pessoal e SocialTeses de mestradoTese de mestrado em Educação(Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008Este estudo pretende ser um contributo na reflexão em torno da forma como as práticas colaborativas nos primeiros anos de carreira, poderão ser fundamentais na superação de obstáculos de diversas ordens.Com este trabalho pretendi aprofundar e compreender de que modo a Formação Inicial se reflecte nas práticas dos professores em princípio de carreira, bem como conhecer o ambiente mais apropriado para que tal aconteça, minimizando o choque com a realidade e propiciando um espaço de permanente aprendizagem, formação e crescimento, contribuindo para que os professores se tornem profissionais reflexivos, conscientes do seu papel e das respectivas limitações, mas também intervenientes e participativos nas realidades em que se encontram. O quadro conceptual que orientou este estudo subdivide-se em dois níveis o primeiro ano de trabalho, relacionando-o com as memórias da formação e o segundo ano como experiência colaborativa. Em termos gerais, pretendi: (i) Conhecer as expectativas antes da entrada na profissão (relação com a orientadora, relação com a professora cooperante, relação com o grupo de trabalho, dificuldades do estágio, o que foi mais positivo e negativo na formação); (ii) Identificar factores positivos e negativos no primeiro ano de trabalho; (iii) Perceber de que forma estes factores contribuíram para o seu modo de estar na profissão; (iv) Compreender de que forma é que as professoras colaboram na prática profissional. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos não conduzem a conclusões passíveis de generalização, mas antes, a uma tentativa de compreensão das razões que determinam as dificuldades e como estas podem ser superadas em determinados contextos. Deste modo, torna-se significativo referir o que para as profissionais foi determinante na construção de um percurso ditoso: (i) o trabalho colaborativo entre elas e entre as restantes colegas do primeiro ciclo, que eram vistas como equipa;(ii) o apoio de uma professora experiente que era visto como um recurso que lhes concedia confiança; (iii) a direcção pedagógica, que representando o tronco de toda a estrutura, torna-se numa motivação ou num obstáculo, consoante a postura que adopte Finalmente, importa referir que neste trabalho analiso o meu próprio percurso profissional de forma reflexiva, pois foi precisamente a partir deste exercício constante que me pareceu pertinente o desenvolvimento de um estudo como este.The purpose of this study is to contribute to the reflection on how the practical collaborations in the first years of a career can prove to be fundamental in surpassing various types of obstacles. With this piece of work, I intended to better understand in what way initial training is reflected in the real world of teachers at the beginning of their careers. I also wanted to find out the most appropriate environment for such a happening to take place, minimising the clash with reality and offering a place of on-going learning, training and growth, simultaneously creating professional, reflexive teachers who are aware of their role and their respective limitations, but who are also intervenient and participative within the reality they are found. The conceptual format which guided this study can be divided on two levels: the first year of work, related to memories of training to be a teacher, and the second year as a collaborative experience. In general terms, I intended: (i) to get to know the expectations before going into the profession (relationships with the course orienteer, the cooperating teacher and with the work group as a whole, difficulties arising from work experience, the most positive and negative aspects of training); (ii)to identify positive and negative factors in the first year of work; (iii) to understand in what way these factors contribute to the way a teacher behaves in the profession; (iv) to understand in what way teachers collaborate in professional practice. As this is a case study, the obtained results do not match generalised passive conclusions, rather an attempt at understanding the reasons that determine the difficulties and how they can be overcome in certain situations. Because of this, it became significant to make reference to how the professionals involved were determining factors in the building of a successful path: (i) the collaborative work carried out between them and the rest of the colleagues in the Primary School, who were considered a true team; (ii) the support of an experienced teacher who was seen as a trustworthy confidante; (iii) the pedagogic management that, representing the main body of the whole structure, became a motivation or an obstacle, depending on the position it adopted. Finally, it is important to reference that this piece of work analyses my own professional path in a reflective way. In fact, it was only due to carrying out this on-going exercise that the development of such a study became apparent.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaPedro, Ana Carina Rosado2010-07-27T08:56:40Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1248porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561440info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:54.114059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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