Conflito ontológico em Jesusalém de Mia Couto e em Sétimo juramento de Paulina Chiziane

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaita, Francisco Victor
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14186
Resumo: Somos o resultado de um processo histórico-cultural que nos tornou para sempre mestiços, aglutinação de cacos imperfeitos de diversas culturas que se nos impregnaram de forma imanente, impossibilitando-nos de nos alienar de qualquer das manifestações culturais que constituem esses pedaços que estão aquém de formar um conjunto harmonioso. O encontro das culturas bantu e as de origem europeia, importadas pelo colonizador provocou um confronto intercultural que se corporizou na dupla rejeição dos dois sistemas culturais. Não quisemos ser o que fomos antes da colonização, nem assumir o que nos foi imposto durante os quinhentos anos. Isto desenraizou o homem da sua pertença cultural, provocando a crise de identidade, conflito ontológico-cultural que permite uma indagação do devir histórico, e uma reflexão sobre a natureza do homem inserido num contexto histórico-social concreto. Esta é uma das tensões que protagonizam um processo de criação artística muito rico e que se verificar nas em Jesusalém e em O Sétimo Juramento de Mia Couto e Paulina Chiziane, respectivamente.
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