TheAzorean: contributo do design de comunicação para o turismo cultural na perspetiva do utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Alexandra Dinis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33205
Resumo: Este trabalho de projeto tem como finalidade, através de métodos de investigação (como revisão literária e análise crítica), entender a forma como podemos integrar o Design de Comunicação na divulgação do turismo cultural imaterial no arquipélago dos Açores. O objetivo principal deste projeto incide na reflexão sobre a forma como o Turismo Cultural e Imaterial poderá trazer vantagens a vários destinos dentro do arquipélago açoriano. Um dos principais alvos que se pretende alcançar com este projeto é, precisamente, o aumento generalizado de turistas culturais nos Açores. Não só se pretende este incremento de popularidade do destino para este tipo de turistas, como também se pretende difundir estes turistas por todas as nove ilhas. Atualmente, os Açores são um destino bastante popular para turistas tanto nacionais como internacionais. No entanto, a vasta maioria do turismo não tem o turismo cultural como o seu principal objetivo. Além disso, a maioria do turismo é centralizado num grupo muito restrito de ilhas mais populares. Sumariamente, os dois maiores objetivos desta aplicação seriam então a difusão dos Açores como destino cultural e a disseminação desta forma de turismo por todas as ilhas do arquipélago. Pode-se então afirmar que este projeto se identifica bastante com a promoção do Turismo Cultural e Imaterial, dando a conhecer um património invisível ao turista e indivíduo comum. Para atingir os objetivos propostos, o projeto passará pela criação de uma plataforma que retrate o património cultural imaterial do destino em evidência, de forma a que os turistas se sintam a incorporar a cultura local, mesmo sem sair de casa. Através da distribuição de informação, da partilha de experiências e de atividades dinâmicas, os utilizadores poderão experienciar esta cultura e mais tarde ter uma viagem mais completa e integrada dentro de toda a comunidade local; TheAzorean: The contribution of Communication Design to the Azorean Cultural Tourism from the User’s Perspective - ABSTRACT: This project aims, through research methods (such as literary review and critical analysis), to understand how we can integrate Communication Design in the dissemination of intangible cultural tourism in the Azores archipelago. The main objective of this project focuses on the reflection on how Intangible Cultural Tourism can bring benefits to various destinations within the Azorean archipelago. One of the main targets to be achieved with this project is precisely the general increase in cultural tourists in the Azores. Not only is this increased popularity of the destination intended for this type of tourists, but it is also intended to spread these tourists across all nine islands. Currently, the Azores are a very popular destination for both national and international tourists. However, the vast majority of tourism does not have cultural tourism as its main objective. In addition, most tourism is centered on a very restricted group of popular islands. In summary, the two main objectives of this application would be the dissemination of the Azores as a cultural destination and the dissemination of this form of tourism throughout the islands of the archipelago. It can therefore be said that this project is very much identified with the promotion of Intangible Cultural Tourism, teaching an invisible heritage to the tourist and common individual. To achieve the proposed objectives, the project will include the creation of a platform that portrays the intangible cultural heritage of the destination in evidence, so that tourists feel that they are incorporating the local culture, even without leaving their homes. Through the distribution of information, the sharing of experiences and the use of dynamic activities, users will be able to experience this culture and later have a more complete and integrated journey within the entire local community.
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