Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1493 |
Resumo: | Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida a realização de atividades práticas no Jardim do Paço de Castelo Branco estimula a aprendizagem das ciências/matemática e se repercute nas aprendizagens de âmbito curricular. Nessa perspetiva, construímos e validámos recursos didáticos cujo objetivo é promover aprendizagens em ciências/matemática, realizadas num ambiente de educação não formal, complementando os espaços formais com aspetos decorrentes da relação com o meio social e cultural. Apresenta-se e analisa-se uma das atividades propostas numa visita de estudo ao Jardim do Paço desenvolvida com base na observação e medição das sombras dos alunos. Em termos de envolvimento afetivo e de atitudes, os resultados foram muito positivos e relevantes, tendo, igualmente, ocorrido aprendizagens significativas e contextualizadas, ao nível de conhecimentos e de capacidades. |
id |
RCAP_072578f75826f5367e3948e65d021356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da matemáticaEnsino BásicoEducação não formalLuz e sombraMedidaEvidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida a realização de atividades práticas no Jardim do Paço de Castelo Branco estimula a aprendizagem das ciências/matemática e se repercute nas aprendizagens de âmbito curricular. Nessa perspetiva, construímos e validámos recursos didáticos cujo objetivo é promover aprendizagens em ciências/matemática, realizadas num ambiente de educação não formal, complementando os espaços formais com aspetos decorrentes da relação com o meio social e cultural. Apresenta-se e analisa-se uma das atividades propostas numa visita de estudo ao Jardim do Paço desenvolvida com base na observação e medição das sombras dos alunos. Em termos de envolvimento afetivo e de atitudes, os resultados foram muito positivos e relevantes, tendo, igualmente, ocorrido aprendizagens significativas e contextualizadas, ao nível de conhecimentos e de capacidades.CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de FormadoresRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, FátimaJorge, FátimaMartins, Helena2012-11-06T15:12:27Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1493porPAIXÃO, Maria de Fátima ; JORGE, Fátima Regina ; MARTINS, Helena (2012) - Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4 nº 1, Junho, nº Especial, p. 203-225.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.330497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico Paixão, Fátima Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Luz e sombra Medida |
title_short |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Paixão, Fátima |
author_facet |
Paixão, Fátima Jorge, Fátima Martins, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Jorge, Fátima Martins, Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Fátima Jorge, Fátima Martins, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Luz e sombra Medida |
topic |
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Luz e sombra Medida |
description |
Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida a realização de atividades práticas no Jardim do Paço de Castelo Branco estimula a aprendizagem das ciências/matemática e se repercute nas aprendizagens de âmbito curricular. Nessa perspetiva, construímos e validámos recursos didáticos cujo objetivo é promover aprendizagens em ciências/matemática, realizadas num ambiente de educação não formal, complementando os espaços formais com aspetos decorrentes da relação com o meio social e cultural. Apresenta-se e analisa-se uma das atividades propostas numa visita de estudo ao Jardim do Paço desenvolvida com base na observação e medição das sombras dos alunos. Em termos de envolvimento afetivo e de atitudes, os resultados foram muito positivos e relevantes, tendo, igualmente, ocorrido aprendizagens significativas e contextualizadas, ao nível de conhecimentos e de capacidades. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06T15:12:27Z 2012-06 2012-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1493 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PAIXÃO, Maria de Fátima ; JORGE, Fátima Regina ; MARTINS, Helena (2012) - Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4 nº 1, Junho, nº Especial, p. 203-225. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787802513408 |