Satisfação do utente face aos cuidados de enfermagem no serviço de urgência : Revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5127 |
Resumo: | Enquadramento: Face às exigências da sociedade atual no plano científico, económico e organizacional é cada vez mais importante que a prestação de cuidados satisfaça as necessidades individuais dos utentes. Os dados acerca da satisfação dos utentes permitem tanto avaliar o desempenho das instituições de saúde e profissionais, como identificar necessidades potenciais, áreas de atuação prioritária e implementação de alterações que produzam melhorias na resposta às necessidades e expectativas dos utentes. Objetivos: Conhecer o grau de satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no Serviço de Urgência (SU) e os fatores que interferem na satisfação dos utentes face a esses mesmos cuidados. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com estudos publicados entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2017. A pesquisa efetuou-se nas bases de dados científicas Scielo, PubMed, B-On e EBSCO. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados tendo em consideração os critérios de inclusão – estudos observacionais e experimentais envolvendo utentes adultos do foro médico ou cirúrgico do SU, a quem tenham sido prestados cuidados de enfermagem diretos, procurando-se resultados acerca do grau de satisfação com os cuidados recebidos e que aspetos desses cuidados determinam a satisfação dos utentes. No total 9 estudos científicos compõem o corpus amostral de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos e verificação da qualidade metodológica. Resultados: Apesar das condicionantes intrínsecas ao SU, os cuidados de enfermagem atenderam as expectativas dos utentes, que demonstraram um elevado índice de satisfação com os enfermeiros e com os cuidados recebidos. Determinadas variáveis sociodemográficas dos utentes, como a ‘idade’ e ‘escolaridade’, correlacionaram-se com a satisfação face aos cuidados de enfermagem. Verificou-se que a satisfação dos utentes propende sobre um conjunto de determinantes singulares que refletem as suas necessidades, entre elas o tempo alocado junto do utente, as medidas de conforto oferecidas, o uso eficiente de estratégias de comunicação, a avaliação sistemática dos cuidados prestados e a resposta às solicitações. Conclusão: De acordo com as expectativas e necessidades dos utentes, proporcionando-lhes uma experiência positiva durante o episódio de urgência, os enfermeiros devem adotar uma atuação competente no uso das habilidades técnicas sem descurar as relacionais, procurando personalizar os cuidados às necessidades dos utentes. A equipa de enfermagem deve implementar mudanças na prática com vista à melhoria da qualidade assistencial, dando inclusive uma maior visibilidade às suas atribuições. Palavras-chave: Satisfação do paciente; Serviço hospitalar de urgência; Cuidados de enfermagem; Enfermagem em emergência. |
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Satisfação do utente face aos cuidados de enfermagem no serviço de urgência : Revisão sistemática da literaturaCuidados de enfermagemEnfermagem de emergênciaRevisãoSatisfação do doenteServiço de urgência hospitalarEmergency nursingEmergency service, hospitalNursing carePatient satisfactionReviewDomínio/Área Científica::Ciências MédicasEnquadramento: Face às exigências da sociedade atual no plano científico, económico e organizacional é cada vez mais importante que a prestação de cuidados satisfaça as necessidades individuais dos utentes. Os dados acerca da satisfação dos utentes permitem tanto avaliar o desempenho das instituições de saúde e profissionais, como identificar necessidades potenciais, áreas de atuação prioritária e implementação de alterações que produzam melhorias na resposta às necessidades e expectativas dos utentes. Objetivos: Conhecer o grau de satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no Serviço de Urgência (SU) e os fatores que interferem na satisfação dos utentes face a esses mesmos cuidados. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com estudos publicados entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2017. A pesquisa efetuou-se nas bases de dados científicas Scielo, PubMed, B-On e EBSCO. Os estudos encontrados foram posteriormente avaliados tendo em consideração os critérios de inclusão – estudos observacionais e experimentais envolvendo utentes adultos do foro médico ou cirúrgico do SU, a quem tenham sido prestados cuidados de enfermagem diretos, procurando-se resultados acerca do grau de satisfação com os cuidados recebidos e que aspetos desses cuidados determinam a satisfação dos utentes. No total 9 estudos científicos compõem o corpus amostral de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos e verificação da qualidade metodológica. Resultados: Apesar das condicionantes intrínsecas ao SU, os cuidados de enfermagem atenderam as expectativas dos utentes, que demonstraram um elevado índice de satisfação com os enfermeiros e com os cuidados recebidos. Determinadas variáveis sociodemográficas dos utentes, como a ‘idade’ e ‘escolaridade’, correlacionaram-se com a satisfação face aos cuidados de enfermagem. Verificou-se que a satisfação dos utentes propende sobre um conjunto de determinantes singulares que refletem as suas necessidades, entre elas o tempo alocado junto do utente, as medidas de conforto oferecidas, o uso eficiente de estratégias de comunicação, a avaliação sistemática dos cuidados prestados e a resposta às solicitações. Conclusão: De acordo com as expectativas e necessidades dos utentes, proporcionando-lhes uma experiência positiva durante o episódio de urgência, os enfermeiros devem adotar uma atuação competente no uso das habilidades técnicas sem descurar as relacionais, procurando personalizar os cuidados às necessidades dos utentes. A equipa de enfermagem deve implementar mudanças na prática com vista à melhoria da qualidade assistencial, dando inclusive uma maior visibilidade às suas atribuições. Palavras-chave: Satisfação do paciente; Serviço hospitalar de urgência; Cuidados de enfermagem; Enfermagem em emergência.Abstract Background: Considering the demands of nowadays society in scientific, economic and organizational roles, it is increasingly important that the provision of care meets the individual needs of the patients. The data on patient’s satisfaction allows both to evaluate the performance of health institutions and professionals; how to identify potential needs, areas of priority action and implementation of changes that produce improvements in the response to the needs and expectations of patients. Objective: To know the grade of satisfaction of the patients with the nursing care in the Emergency Service and the factors that interfere in the satisfaction of the patients with regard to these same care. Methods: A systematic review of the literature was carried out with studies published between January 1st, 2007 and December 31th, 2017. The research was carried out in the following scientific databases: Scielo, PubMed, B-On and EBSCO. The studies found were subsequently evaluated taking into consideration the inclusion criteria - observational and experimental studies, involving adult, medical or surgical, patients of the Emergency Service, who were provided with direct nursing care, looking for outcomes on the grade of patient’s satisfaction with the care received and which aspects of such care determine the satisfaction of the patient. In total, 9 scientific studies compose the sample corpus according to the established inclusion criteria and verification of the methodological quality. Results: Despite the intrinsic determinants of the Emergency Service, nursing care met the expectations of the patients, who demonstrated a high satisfaction rate with nurses and the care received. Certain sociodemographic variables of the patients, particularly ‘age’ and ‘schooling’, correlated with satisfaction with nursing care. It was verified that the satisfaction of the patients tends to a greater grade on a set of singular determinants that reflect their needs, among them the time allocated to the patient, the measures of comfort offered, the efficient use of communication strategies, the systematic evaluation of the care provided and response to their requests. Conclusion: According to the expectations and needs of the patients, providing them with a positive experience during the emergency episode, nurses should adopt a competent role in the use of technical skills without neglecting the relational, seeking to customize nursingcare to the patient’s needs. The nursing team should implement changes in practice with a view to improving the quality of care, giving a greater visibility to their duties. Keywords: Patient satisfaction; Emergency service, hospital; Nursing care; Emergency nursing.Amaral, Maria Odete PereiraSilva, Daniel Marques daRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuValente, Daniel Jorge Oliveira2018-10-17T15:49:26Z2018-09-272018-01-262018-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5127TID:201982935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:35.481089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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