Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rosimária
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira, Célia, Tavares, Mirian, Guerra Santos, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53
Resumo: A performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo.
id RCAP_073afc0c39cf5170f5f21fc3198b4a3d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovaçãoFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationPerformance digitalCiberperformanceArtes performativasInovaçãoA performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/cnqz-6d53https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 12-272184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/118https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/119Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, RosimáriaVieira, CéliaTavares, MirianGuerra Santos, Inês2023-03-28T04:00:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:54.636131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation
From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation
From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation
title Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
spellingShingle Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
Rocha, Rosimária
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Performance digital
Ciberperformance
Artes performativas
Inovação
title_short Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
title_full Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
title_fullStr Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
title_full_unstemmed Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
title_sort Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
author Rocha, Rosimária
author_facet Rocha, Rosimária
Vieira, Célia
Tavares, Mirian
Guerra Santos, Inês
author_role author
author2 Vieira, Célia
Tavares, Mirian
Guerra Santos, Inês
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rosimária
Vieira, Célia
Tavares, Mirian
Guerra Santos, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Performance digital
Ciberperformance
Artes performativas
Inovação
topic Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Digital performance
Cyperperformance
Performing arts
Innovation
Performance digital
Ciberperformance
Artes performativas
Inovação
description A performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53
https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53
url https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/118
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/119
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 12-27
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206693945344