Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53 |
Resumo: | A performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo. |
id |
RCAP_073afc0c39cf5170f5f21fc3198b4a3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovaçãoFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationFrom digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationDigital performanceCyperperformancePerforming artsInnovationPerformance digitalCiberperformanceArtes performativasInovaçãoA performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.Digital performance and cyberperformance have in common the use of digital technologies, however, they differ in their creation and transmission processes. In this article, we seek to report a little about the evolution of digital performance to cyberperformance, as well as its rise in the last two years. The pandemic scenario intensified the experience of online communication and brought greater visibility to digital performing practices that, in the field of performing arts, due to the prerogative of physical presence, rarely happened, or were still very experimental. In this sense, pandemics, wars and catastrophes can bring destruction on several levels, but at the same time be the engine for accelerating transition and innovation processes. After presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations. This historical and conceptual review is part of the CyPeT research project, funded by the FCT, which is ongoing. In addition to presenting a brief theoretical framework on performance/cyberperformance, we will describe some representative case studies of the artistic and performative possibilities of these digital manifestations, to shed light on creative initiatives promoted by artistic groups, artists and the academic community following the performing arts, having as a guide the creative processes, audience, strategies adopted and the perception of the potential of the internet for live performance.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/cnqz-6d53https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 12-272184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/118https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/119Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, RosimáriaVieira, CéliaTavares, MirianGuerra Santos, Inês2023-03-28T04:00:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:54.636131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation From digital performance to cyberperformance: Transformation, transposition and innovation |
title |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
spellingShingle |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação Rocha, Rosimária Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Performance digital Ciberperformance Artes performativas Inovação |
title_short |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
title_full |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
title_fullStr |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
title_full_unstemmed |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
title_sort |
Da performance digital à ciberperformance: Transformação, transposição e inovação |
author |
Rocha, Rosimária |
author_facet |
Rocha, Rosimária Vieira, Célia Tavares, Mirian Guerra Santos, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Célia Tavares, Mirian Guerra Santos, Inês |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rosimária Vieira, Célia Tavares, Mirian Guerra Santos, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Performance digital Ciberperformance Artes performativas Inovação |
topic |
Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Digital performance Cyperperformance Performing arts Innovation Performance digital Ciberperformance Artes performativas Inovação |
description |
A performance digital e a ciberperformance têm em comum o uso das tecnologias digitais, todavia, diferem em seus processos de criação e transmissão. Neste artigo, buscamos relatar um pouco sobre a evolução da performance digital à ciberperformance, bem como a sua ascensão nos últimos dois anos. O cenário pandémico intensificou a experiência da comunicação online e trouxe maior visibilidade para as práticas performativas digitais que, no campo das artes performativas, pela prerrogativa da presença física, pouco aconteciam, ou aconteciam de modo ainda muito experimental. Nesse sentido, pandemias, guerras e catástrofes podem trazer destruição em diversos níveis, mas ao mesmo tempo ser o motor para a aceleração de processos de transição e inovação. Esta revisão histórica e conceptual integra o projeto de investigação CyPeT, financiado pela FCT, que está em curso. Além de apresentar um breve enquadramento teórico sobre a performance/ ciberperformance, descreveremos alguns estudos de caso representativos das possibilidades artísticas e performativas destas manifestações digitais, de modo a dar luz a iniciativas criativas promovidas por grupos artísticos, artistas e comunidade académica no seguimento das artes performativas, tendo como eixo condutor os processos criativos, audiência, estratégias adoptadas e a perceção do potencial da internet para a performance ao vivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53 https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53 |
url |
https://doi.org/10.34623/cnqz-6d53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/118 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/135/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Rosimária Rocha, Célia Vieira, Mirian Tavares, Inês Guerra Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 12-27 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131206693945344 |