Melhorar as capacidades de escrita em Português por recurso a uma plataforma de microblogue chinesa: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhan, Yuxiong
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34176
Resumo: Tratando-se de um fator limitativo comum na aprendizagem de línguas estrangeiras, a ausência de um contexto linguístico autêntico e a escassez de oportunidades de uso da língua-alvo fora da sala de aula são considerados os maiores problemas para a aquisição do Português por parte de apren-dentes chineses. A popularização das redes sociais entre a comunidade de estudantes possibilita uma nova abordagem para a melhoria da aprendizagem desta língua e optámos por nos focalizar especificamente em estudar o impacte do uso da Weibo, uma plataforma de microblogue de origem chinesa, relativamente às capacidades escritas dos aprendentes chineses. Para esse efeito, um conjunto de atividades com a duração de 14 semanas foi conduzido na plataforma Weibo, com a participação de cinco estudantes chineses do segundo ano do curso de Estudos Portugueses (EP), cinco estudantes portuguesas de Mandarim no ano letivo 2018/2019, e cinco estudantes chineses do ano e curso idênticos e uma docente portuguesa no ano letivo 2019/2020. Dois testes iguais foram realizados antes e depois das atividades por todos os estudantes do segundo ano de EP, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Em conformidade com os resultados atingidos, os participantes geralmente demonstraram um melhor comportamento a respeito da concordância verbal e da grafia das palavras em Português. Em comparação com os participantes do primeiro momento, os do segundo, que realizaram as atividades num ambiente sem a interferência da sua primeira língua, obtiveram ainda uma pontuação mais elevada na compreensão escrita, revelando as potencialidades e eficiência possíveis da aplicação da Weibo na aprendizagem de Português.
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Para esse efeito, um conjunto de atividades com a duração de 14 semanas foi conduzido na plataforma Weibo, com a participação de cinco estudantes chineses do segundo ano do curso de Estudos Portugueses (EP), cinco estudantes portuguesas de Mandarim no ano letivo 2018/2019, e cinco estudantes chineses do ano e curso idênticos e uma docente portuguesa no ano letivo 2019/2020. Dois testes iguais foram realizados antes e depois das atividades por todos os estudantes do segundo ano de EP, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Em conformidade com os resultados atingidos, os participantes geralmente demonstraram um melhor comportamento a respeito da concordância verbal e da grafia das palavras em Português. Em comparação com os participantes do primeiro momento, os do segundo, que realizaram as atividades num ambiente sem a interferência da sua primeira língua, obtiveram ainda uma pontuação mais elevada na compreensão escrita, revelando as potencialidades e eficiência possíveis da aplicação da Weibo na aprendizagem de Português.As a common limiting factor in foreign language learning, the absence of an authentic linguistic context and the scarcity of opportunities to use the target language outside the classroom are considered the biggest problems in acquiring Portuguese for Chinese learners. The popularization of social media among students enables a new approach to improve language learning and we chose to focus specifically on studying the impact of the usage of Weibo, a Chinese microblogging platform, with regard to Chinese learners’ Portuguese written skills. For this purpose, a set of ac-tivities during 14 weeks was conducted on Weibo with the participation of five sophomores of the Portuguese Studies (PE) course and five Portuguese students who took Mandarin lessons in the academic year 2018/2019 and five students of the same grade and course and a native Portuguese teacher in the academic year 2019/2020. Two identical tests were carried out before and after the activities by all the second-grade students of PE, whose responses were analyzed qualitatively. In accordance with the results achieved, generally the participants demonstrated a better behavior regarding verbal agreement and word spelling in Portuguese. In comparison with the participants of the first intervention, those of the second intervention, who accomplished activities without the interference of their first language, obtained a higher score in the reading comprehension part of the test. This revealed the potential and efficiency of applying Weibo in Portuguese learning.Al ser un factor limitante común en el aprendizaje de lenguas extranjeras, la ausencia de un con-texto lingüístico auténtico y la escasez de oportunidades para utilizar la lengua de destino fuera del aula se consideran los mayores problemas para adquirir el portugués para los estudiantes chinos. La popularización de las redes sociales entre la comunidad estudiantil permite un nuevo enfoque para mejorar el aprendizaje de esta lengua y hemos optado por centrarnos específica-mente en el estudio del impacto del uso de Weibo, una plataforma de microblog de origen chino, en las habilidades escritas de los estudiantes chinos. Con ese fin, se llevó a cabo un conjunto de actividades de 14 semanas de duración en la plataforma de Weibo, con la participación de cinco estudiantes del segundo año del curso de Estudios Portugueses (EP), cinco estudiantes portugueses de mandarín en el año escolar 2018/2019, y cinco estudiantes del mismo año y curso y un profesor portugués en el año escolar 2019/2020. Se realizaron dos pruebas iguales antes y después de las actividades de todos los alumnos del segundo año de EP, cuyas respuestas fueron analizadas en términos cualitativos. De acuerdo con los resultados obtenidos, los participantes mostraron en general un mejor comportamiento en cuanto a la concordancia verbal y la ortografía de las palabras en portugués. En comparación con los participantes del primer momento, los del segundo, que realizaron las actividades en un entorno sin la interferencia de su primera lengua, también obtuvieron una puntuación más alta en comprensión escrita, lo que revela el potencial y la posible eficacia de la aplicación de Weibo en el aprendizaje del portugués.Universidade de Aveiro2022-07-18T12:37:16Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34176por1647-358210.34624/id.v13i5.27166Zhan, YuxiongMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:56Zoai:ria.ua.pt:10773/34176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:32.736213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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