A importância de uma metodologia adaptada sustentada numa transição natural na iniciação ao clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canudo, Ângela Fidalgo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44214
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, incorporadas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Encontra-se dividido em duas partes, nomeadamente a primeira, onde se evidenciam as aprendizagens conquistadas ao longo da Prática Profissional (PP), nas áreas de classe de conjunto (M32) e instrumento – clarinete (M04), e a segunda, onde se apresenta toda a informação referente à avaliação e implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica, intitulado: A importância de uma metodologia adaptada sustentada numa transição natural na Iniciação ao Clarinete. A prática profissional foi realizada no decorrer do ano letivo de 2022/2023, no Conservatório Artallis, sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Magalhães, e sob a orientação cooperante do Professor Ricardo Torres. A escassez de recursos didático-pedagógicos adaptados à iniciação do clarinete, que auxiliem na promoção de autonomia e desenvolvam competências emocionais, sociais e técnico-artísticas, permitindo uma transição mais acessível, quando necessário, de instrumentos alternativos, para clarinete em Si bemol, foi a razão predominante que levou à seleção da problemática para objeto de estudo do presente PIP. De modo a atenuar esta realidade cada vez mais presente no ensino do clarinete, foi concebido um compêndio de exercícios e músicas tradicionais, intitulado O meu primeiro livro Clarinetástico, destinado aos alunos de Iniciação Musical e aos alunos do 1.º Grau do Curso Básico em Instrumento. Com o presente projeto, procurou-se investigar se os alunos que utilizaram o método se sentiram mais motivados no que se refere ao estudo do clarinete em casa, se consideraram o compêndio proporcionador de uma acessível aquisição de aprendizagens e, se realmente conseguiram aprender com maior qualidade e facilidade as aprendizagens essenciais da disciplina de clarinete, desenvolvendo ainda, o gosto pelo instrumento e pela música. O projeto contou com a participação de 4 alunos, que frequentam o curso de Iniciação Musical em clarinete, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos de idade e com diferentes níveis de iniciação, nomeadamente: aluno A (Iniciação I – 1º ano), alunos B, C (Iniciação II – 2ºano), aluno D (Iniciação IV – 4ºano). A estratégia de investigação empregue foi, fundamentalmente de natureza qualitativa e, consistiu numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (I-A), focada num estudo de caso do CALL. Como técnicas de recolha e produção de dados foram privilegiados a observação direta e participante, os inquéritos por questionários, as notas de campo (registadas no diário de bordo da investigadora) e a análise documental. Anteferiu-se a análise estatística e a análise de conteúdo para interpretar e analisar os dados qualitativos e quantitativos recolhidos durante a investigação.
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A prática profissional foi realizada no decorrer do ano letivo de 2022/2023, no Conservatório Artallis, sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Magalhães, e sob a orientação cooperante do Professor Ricardo Torres. A escassez de recursos didático-pedagógicos adaptados à iniciação do clarinete, que auxiliem na promoção de autonomia e desenvolvam competências emocionais, sociais e técnico-artísticas, permitindo uma transição mais acessível, quando necessário, de instrumentos alternativos, para clarinete em Si bemol, foi a razão predominante que levou à seleção da problemática para objeto de estudo do presente PIP. De modo a atenuar esta realidade cada vez mais presente no ensino do clarinete, foi concebido um compêndio de exercícios e músicas tradicionais, intitulado O meu primeiro livro Clarinetástico, destinado aos alunos de Iniciação Musical e aos alunos do 1.º Grau do Curso Básico em Instrumento. Com o presente projeto, procurou-se investigar se os alunos que utilizaram o método se sentiram mais motivados no que se refere ao estudo do clarinete em casa, se consideraram o compêndio proporcionador de uma acessível aquisição de aprendizagens e, se realmente conseguiram aprender com maior qualidade e facilidade as aprendizagens essenciais da disciplina de clarinete, desenvolvendo ainda, o gosto pelo instrumento e pela música. O projeto contou com a participação de 4 alunos, que frequentam o curso de Iniciação Musical em clarinete, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos de idade e com diferentes níveis de iniciação, nomeadamente: aluno A (Iniciação I – 1º ano), alunos B, C (Iniciação II – 2ºano), aluno D (Iniciação IV – 4ºano). A estratégia de investigação empregue foi, fundamentalmente de natureza qualitativa e, consistiu numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (I-A), focada num estudo de caso do CALL. Como técnicas de recolha e produção de dados foram privilegiados a observação direta e participante, os inquéritos por questionários, as notas de campo (registadas no diário de bordo da investigadora) e a análise documental. Anteferiu-se a análise estatística e a análise de conteúdo para interpretar e analisar os dados qualitativos e quantitativos recolhidos durante a investigação.This report was developed as part of the curricular units Professional Practice I and Professional Practice II, incorporated in the Master's Degree in Music Education at the Portuguese Catholic University - Porto. It is divided into two parts, namely the first part, which highlights the learnings acquired throughout the Professional Practice (PP) in the areas of ensemble class (M32) and clarinet instrument (M04), and the second part, which presents all the information regarding the evaluation and implementation of the Pedagogical Intervention Project, entitled: The Importance of an Adapted Methodology Supported by a Natural Transition in Clarinet Initiation. The professional practice took place during the academic year 2022/2023 at Conservatório Artallis, under the scientific guidance of Professor Dr. Gil Magalhães and the cooperating guidance of Professor Ricardo Torres. The scarcity of didactic-pedagogical resources adapted to clarinet initiation, which assist in promoting autonomy and developing emotional, social, and technical-artistic skills, allowing for a more accessible transition, when necessary, from alternative instruments to B-flat clarinet, was the predominant reason for selecting the problem as the subject of study for this Pedagogical Intervention Project (PIP). In order to alleviate this increasingly present reality in clarinet education, a compendium of exercises and traditional music was created, entitled "O meu primeiro livro Clarinetástico" (My First Clarinetastic Book), aimed at students in Musical Initiation and students in the 1st Grade of the Basic Course in Instrument. With this project, the aim was to investigate whether the students who used the compendium felt more motivated in studying the clarinet at home, whether they considered the compendium to facilitate the accessible acquisition of knowledge, and whether they were able to learn the essential clarinet discipline with better quality and ease, while also developing a taste for the instrument and music. The project involved the participation of 4 students enrolled in the Musical Initiation course for clarinet, aged between 7 and 10 years old, with different levels of initiation, namely: Student A (Initiation I - 1st year), Students B, C (Initiation II - 2nd year), Student D (Initiation IV - 4th year). The research strategy employed was primarily qualitative in nature and consisted of an action research approach, focusing on a case study of CALL (Clarinet Initiation). Data collection and production techniques favored direct and participant observation, questionnaire surveys, field notes (recorded in the researcher's diary), and document analysis. Statistical analysis and content analysis were preferred for interpreting and analyzing the qualitative and quantitative data collected during the research.Magalhães, José Gil Pacheco SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCanudo, Ângela Fidalgo2024-03-11T17:08:20Z2024-01-232023-102024-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44214TID:203546318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:40:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:25.240258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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