Antes sê-lo do que parecê-lo? : a relação entre a perceção de responsabilidade social das organizações, a motivação percebida para o envolvimento em práticas socialmente responsáveis, a imagem corporativa e a intenção de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10725 |
Resumo: | O crescimento exponencial da investigação sobre a relação entre a responsabilidade social das organizações (RSO) e as práticas organizacionais internas e de negócio, espelha o seu valor acrescentado fruto da associação positiva entre o comportamento social, o desempenho organizacional e as relações com os stakeholders. Os investimentos em matéria de RSO constituem uma preocupação crescente das organizações, fazendo parte integrante da sua estratégia de negócio, desenvolvimento e crescimento, coadjuvante na conquista de uma imagem corporativa e vantagem competitiva favoráveis. No seguimento da assunção de uma postura de negócio que permita a promoção do desenvolvimento do modelo social europeu com vista modernização económica através da competitividade e produtividade, propõem-se a integração e cumprimento de políticas que garantam padrões de equidade social e qualidade ambiental sustentáveis. A questão central do estudo procura aferir a perceção do consumidor acerca do envolvimento em práticas de RSO visto que, pese embora os consumidores representem um grupo de stakeholders particularmente suscetível às iniciativas de RSO, múltiplos autores destacam a escassez de informação sobre como a RSO cria verdadeiramente valor para o consumidor. Pretende-se, assim, analisar se o consumidor apresenta maior intenção de consumo dos produtos de uma empresa que detenha uma imagem corporativa socialmente responsável, e se o primeiro perceciona que a ação social da empresa é congruente com a atuação, valores e conjunto de políticas que enceta em outros domínios. Os resultados, extraídos de uma amostra de 132 sujeitos, corroboram o pressuposto e sugerem que os consumidores apresentam uma predisposição para diferençar as organizações em função do seu desempenho social. |
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O crescimento exponencial da investigação sobre a relação entre a responsabilidade social das organizações (RSO) e as práticas organizacionais internas e de negócio, espelha o seu valor acrescentado fruto da associação positiva entre o comportamento social, o desempenho organizacional e as relações com os stakeholders. Os investimentos em matéria de RSO constituem uma preocupação crescente das organizações, fazendo parte integrante da sua estratégia de negócio, desenvolvimento e crescimento, coadjuvante na conquista de uma imagem corporativa e vantagem competitiva favoráveis. No seguimento da assunção de uma postura de negócio que permita a promoção do desenvolvimento do modelo social europeu com vista modernização económica através da competitividade e produtividade, propõem-se a integração e cumprimento de políticas que garantam padrões de equidade social e qualidade ambiental sustentáveis. A questão central do estudo procura aferir a perceção do consumidor acerca do envolvimento em práticas de RSO visto que, pese embora os consumidores representem um grupo de stakeholders particularmente suscetível às iniciativas de RSO, múltiplos autores destacam a escassez de informação sobre como a RSO cria verdadeiramente valor para o consumidor. Pretende-se, assim, analisar se o consumidor apresenta maior intenção de consumo dos produtos de uma empresa que detenha uma imagem corporativa socialmente responsável, e se o primeiro perceciona que a ação social da empresa é congruente com a atuação, valores e conjunto de políticas que enceta em outros domínios. Os resultados, extraídos de uma amostra de 132 sujeitos, corroboram o pressuposto e sugerem que os consumidores apresentam uma predisposição para diferençar as organizações em função do seu desempenho social. |
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