Nova abordagem para o ensino da robótica baseada na modificação do RoboSapien

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Pedro Dinis
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Espírito Santo, António, Santos, Humberto, Ribeiro, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7438
Resumo: O ensino da robótica no ensino superior integra diversos conhecimentos adquiridos durante os cursos que apresentam esta área específica nos seus conteúdos programáticos. Estes conhecimentos prendem-se fundamentalmente com conceitos mecânicos e eléctricos/ electrónicos. Adicionalmente, a experiência prática destes conceitos é parte importante do ensino na engenharia. Porém, a sua aplicação requer variados recursos laboratoriais por vezes reduzidos. Com o intuito de ultrapassar esta dificuldade, e atingir os objectivos pretendidos, com a apreensão de conhecimentos na área da robótica, é apresentada uma abordagem para o seu ensino baseada na modificação do robot RoboSapien. Para o propósito em causa, esta abordagem mostrou-se uma valiosa ferramenta de ensino, permitindo o reforço de vários conceitos chave relacionados com a integração de conhecimentos de cinemática, de dinâmica, de controlo de sistemas, de sistemas embutidos, de aquisição de dados e de microprocessadores. Adicionalmente, esta abordagem para o ensino da robótica apresentou-se como um desafio motivante e estimulante para os estudantes.
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