Capacitação local e processos adaptativos. O lugar dos professores no projeto ClimadaPT.Local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, João
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schmidt, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32454
Resumo: Assumindo como pressuposto o papel estratégico dos municípios, das comunidades locais e da educação ambiental no esforço conjunto de resposta às alterações climáticas, o projeto ClimAdaPT.Local teve como objetivo a Elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas e a sua integração no planeamento municipal. Pretendeu-se alcançar este objetivo através do desenvolvimento de ferramentas e metodologias de implementação que incluíram o envolvimento do corpo técnico autárquico de 26 municípios e, ainda a participação e a capacitação das comunidades locais. Estes últimos aspetos surgiram como condição sine qua non para se alcançarem as metas predefinidas e para criar novas oportunidades de transformação individual e social que potenciassem a resiliência local e global. Para tal, contou-se, entre outros atores, com a mobilização dos professores, a sua experiência formativa e a sua capacidade pedagógica para promover os processos de reflexão individual e coletiva. Centrando-se nos resultados de um inquérito por questionário, este capítulo irá descrever algumas conclusões de uma análise comparativa que postula a mais-valia acrescentada pelos professores no processo de mobilização da comunidade e confronta as suas posturas, capacidades e predisposições com as de outros atores igualmente mobilizados para a adaptação e defesa ambiental.
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