De professor a formador : fronteiras entre as actividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6036
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_078808cec6154d0d57d6206620d0473b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De professor a formador : fronteiras entre as actividadesFormação de adultos - PortugalProfessores do ensino secundárioAdultos pouco escolarizados - PortugalTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente trabalho tem como objectivo analisar a minha evolução enquanto profissional da educação, isto é, enquanto professora do ensino básico e secundário e formadora de jovens e adultos pouco escolarizados. Através da reflexão sobre a minha experiência adquirida, primeiro como professora depois como formadora, e da posterior comparação do meu percurso profissional ao de outros colegas com um percurso profissional semelhante ao meu, procuro identificar alguns elementos comuns a diferentes percursos. Para além disso, procuro também sistematizar a informação e os dados recolhidos em entrevistas, para tentar compreender como é que estes profissionais definem cada uma das suas actividades, o que comparam e o que transportam de uma para a outra, fazendo, desta forma, uma análise distanciada sobre as minhas próprias práticas profissionais. Procuro reunir elementos para responder às questões: como “se forma” o professor em formador? Quais as fronteiras entre as duas actividades? Para além dos elementos analisados em torno destas questões, exploro ainda algumas ideias sobre a percepção que estes profissionais têm do sistema educativo e da oferta educativa para jovens e para adultos em Portugal. Ao longo deste trabalho articulam-se os assuntos referidos nesta complexa reflexão profissional com uma reflexão teórica sobre as questões relacionadas com políticas internacionais e nacionais na base da temática da educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados, afunilando-se o olhar sobre este grande tema ao se abordarem questões relacionadas com os modelos educativos, até se chegar às questões ligadas à complexidade das funções do professor e do formador de jovens e de adultos pouco escolarizados. Assim, através do relato e da análise das experiências vividas pelos profissionais da educação e da relação estabelecida com esse quadro e com questões teóricas pertinentes, espero, para além da consolidação do meu aperfeiçoamento profissional, ajudar outros a construir um melhor entendimento desta realidade abordada, facilitando, em última análise, o desempenho da actividade do professor/ formador no século XXI.The aim of this paper is the analyses of my professional evolution as a teacher and as a trainer. Throughout a process of reflection about my professional experience in both jobs and relating it with the experience from other colleagues, I intent to learn more about common elements in these different paths. I also intent to analyze date gathered in interviews in order to understand how these professionals define each job, what they identify as being similar and different about them, and lastly, I’ll use this information to analyze my own professional practice. Therefore I’ll try to answer the following questions: how does a teacher learn to become a trainer? What are the frontiers between these two jobs? Besides I’ll also try to learn more about the ideas that these professionals have on the national system of education (especially middle and high school) and vocational educations for youths and adults with little formal education in Portugal. This complex reflection is linked to a theoretical reflection on matters related to international and national policies directed to youths and adults with little formal education, models of education and the different roles played by teachers and trainers. With all these reflections I hope to grow as a professional as well as to help others understanding and empowering their performances as teachers and trainers in the 21st century.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaTiago, Helena Paula Patrício, 1980-2012-04-18T17:06:28Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:16.417710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De professor a formador : fronteiras entre as actividades
title De professor a formador : fronteiras entre as actividades
spellingShingle De professor a formador : fronteiras entre as actividades
Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
Formação de adultos - Portugal
Professores do ensino secundário
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short De professor a formador : fronteiras entre as actividades
title_full De professor a formador : fronteiras entre as actividades
title_fullStr De professor a formador : fronteiras entre as actividades
title_full_unstemmed De professor a formador : fronteiras entre as actividades
title_sort De professor a formador : fronteiras entre as actividades
author Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
author_facet Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiago, Helena Paula Patrício, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Professores do ensino secundário
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Professores do ensino secundário
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-18T17:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6036
url http://hdl.handle.net/10451/6036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201543393280