Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165 |
Resumo: | O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia. |
id |
RCAP_07b22174f6df76027bbc61bc8350a31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogoO artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 4-182182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/280https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/300Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jorgiana Ricardo2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.780179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
title |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
spellingShingle |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo Pereira, Jorgiana Ricardo |
title_short |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
title_full |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
title_fullStr |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
title_full_unstemmed |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
title_sort |
Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo |
author |
Pereira, Jorgiana Ricardo |
author_facet |
Pereira, Jorgiana Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jorgiana Ricardo |
description |
O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-28T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/280 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 4-18 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453069791232 |