Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorgiana Ricardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165
Resumo: O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.
id RCAP_07b22174f6df76027bbc61bc8350a31f
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogoO artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2019-03-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 4-182182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/280https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/300Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jorgiana Ricardo2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.780179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
title Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
spellingShingle Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
Pereira, Jorgiana Ricardo
title_short Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
title_full Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
title_fullStr Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
title_full_unstemmed Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
title_sort Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo
author Pereira, Jorgiana Ricardo
author_facet Pereira, Jorgiana Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jorgiana Ricardo
description O artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo (AMADO, 2013) que tem a Pedagogia-em-Participação (OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2011, 2013) como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teórica e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/280
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/165/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2019 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 No. 1 (2019); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 9 N.º 1 (2019); 4-18
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453069791232