A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18795 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto. |
id |
RCAP_07d938c88fac88f425bf1065435b1360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18795 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary KarpinskiFormação musicalPrática de ensino supervisionadaLeitura melodico-rítmica entoadaMusic educationSupervised teaching practiceIntoned music readingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto.This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice course, of the Master’s Degree of Music Teaching – Music Education branch, in a collaboration between Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico do Porto, and it is presented in three chapters. In the first chapter, a historical approach will be made to Specialized Music Teaching, focusing on the subject of Music Education. Next, the internship pole, where the Supervised Teaching Practice was held (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV), will be presented The second chapter aims a reflection about the didactic and pedagogic processes inherent in Music Education teaching, based in experience through observation and teaching and in literature of the subject. The research project, called “Intoned music reading in the Music Education class: the importance of the orientations by Gary Karpinski”, will be introduced in the third chapter. It aimed to study the effect of the application of the orientations proposed by Karpinski for intoned music reading on the students. It was opted to develop this study in a Music Education class of EMPV, supporting the results on questionnaires, which led to the conclusion that the orientations proposed by Gary Karpinski caused a positive progress in the students’ level of intoned reading, with an improvement throughout the research project.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Ana Sofia Ferreira2021-10-26T14:17:15Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18795TID:202806138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.700127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
title |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
spellingShingle |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski Coelho, Ana Sofia Ferreira Formação musical Prática de ensino supervisionada Leitura melodico-rítmica entoada Music education Supervised teaching practice Intoned music reading Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
title_full |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
title_fullStr |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
title_full_unstemmed |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
title_sort |
A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski |
author |
Coelho, Ana Sofia Ferreira |
author_facet |
Coelho, Ana Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Barros, Rosa Maria Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Ana Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Leitura melodico-rítmica entoada Music education Supervised teaching practice Intoned music reading Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Leitura melodico-rítmica entoada Music education Supervised teaching practice Intoned music reading Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z 2021-10-26T14:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18795 TID:202806138 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18795 |
identifier_str_mv |
TID:202806138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131476901494784 |