A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18795
Resumo: Este Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto.
id RCAP_07d938c88fac88f425bf1065435b1360
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary KarpinskiFormação musicalPrática de ensino supervisionadaLeitura melodico-rítmica entoadaMusic educationSupervised teaching practiceIntoned music readingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto.This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice course, of the Master’s Degree of Music Teaching – Music Education branch, in a collaboration between Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico do Porto, and it is presented in three chapters. In the first chapter, a historical approach will be made to Specialized Music Teaching, focusing on the subject of Music Education. Next, the internship pole, where the Supervised Teaching Practice was held (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV), will be presented The second chapter aims a reflection about the didactic and pedagogic processes inherent in Music Education teaching, based in experience through observation and teaching and in literature of the subject. The research project, called “Intoned music reading in the Music Education class: the importance of the orientations by Gary Karpinski”, will be introduced in the third chapter. It aimed to study the effect of the application of the orientations proposed by Karpinski for intoned music reading on the students. It was opted to develop this study in a Music Education class of EMPV, supporting the results on questionnaires, which led to the conclusion that the orientations proposed by Gary Karpinski caused a positive progress in the students’ level of intoned reading, with an improvement throughout the research project.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Ana Sofia Ferreira2021-10-26T14:17:15Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18795TID:202806138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.700127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
title A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
spellingShingle A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
Coelho, Ana Sofia Ferreira
Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Leitura melodico-rítmica entoada
Music education
Supervised teaching practice
Intoned music reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
title_full A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
title_fullStr A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
title_full_unstemmed A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
title_sort A leitura melodico-ritmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a impotância das orientações de Gary Karpinski
author Coelho, Ana Sofia Ferreira
author_facet Coelho, Ana Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Leitura melodico-rítmica entoada
Music education
Supervised teaching practice
Intoned music reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Leitura melodico-rítmica entoada
Music education
Supervised teaching practice
Intoned music reading
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, numa colaboração entre a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, e apresenta-se em três capítulos. No primeiro capítulo, far-se-á uma abordagem histórica ao Ensino Especializado de Música, com foco na disciplina de Formação Musical. Posteriormente, será apresentado o polo de estágio onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada (Escola de Música da Póvoa de Varzim – EMPV). O segundo capítulo centrar-se-á numa reflexão crítica acerca dos processos didáticos e pedagógicos inerentes ao ensino de Formação Musical, tanto com base na experiência obtida através da observação e lecionação de aulas, como em literatura da área. O projeto de investigação, intitulado “A leitura melódico-rítmica entoada nas práticas letivas em Formação Musical: a importância das orientações de Gary Karpinski”, será inserido no terceiro capítulo. Tem como principal objetivo investigar o efeito da aplicação das orientações propostas por Karpinski ao nível da leitura melódico-rítmica entoada dos alunos. Optou-se pela realização de investigação-ação numa turma de Formação Musical da EMPV, apoiando-se, também em questionários, que levaram a concluir que as orientações propostas por Karpinski provocaram um progresso positivo no nível de leitura melódico-rítmica dos alunos, assistindo-se a uma melhoria deste ao longo do projeto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-10-26T14:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18795
TID:202806138
url http://hdl.handle.net/10400.22/18795
identifier_str_mv TID:202806138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131476901494784