Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pedreiro, Ana Teresa Martins, Correia, Susana Isabel Pereira, Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUo
Resumo: Embora o despoletar das doenças mentais na adolescência e juventude seja comum, muitos adolescentes e jovens não procuram ajuda, sendo a baixa literacia em saúde mental apontada como tendo influência sobre o reconhecimento precoce da perturbação e os comportamentos de procura de ajuda. Em Portugal, não existiam estudos que avaliassem a literacia em saúde mental de adolescentes e jovens. No âmbito do projeto "Educação e Sensibilização para a Saúde Mental: Um Programa de Intervenção com base na Escola para Adolescentes e Jovens" (PTDC/CPE-CED/112546/2009) está a ser administrado um questionário cujo propósito é avaliar a literacia da saúde mental de adolescentes e jovens. O QuALiSMental é a versão traduzida, adaptada e autorizada do Survey of Mental Health Literacy in Young People - Interview Version (Jorm, 1997; 2000) e é composto por três vinhetas, descrevendo uma pessoa fictícia com sintomas de depressão, esquizofrenia e abuso de substâncias (álcool), respetivamente. O objetivo deste artigo é caraterizar, partindo da análise de resultados do QuALiSMental, a capacidade de jovens portugueses residentes na zona centro de Portugal e que terminaram o 12º ano em 2011 identificarem a depressão através da leitura de uma vinheta bem como as suas crenças sobre a procura de ajuda para esta situação. Os dados foram colhidos partindo de uma amostra por conglomerados e esta seleção, apesar de aleatória, teve em consideração a representatividade em termos de indicadores geográficos e contextos urbanos, semiurbanos e rurais. Verificou-se que 32% da amostra identifica corretamente a depressão e que a afirmação de intenção de procura de ajuda é de 66,3%. As limitações encontradas ao nível da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens podem explicar o não reconhecimento das perturbações mentais e o atraso na procura de ajuda, que leva a tratamentos mais demorados. São necessárias ações de educação e sensibilização para a saúde mental junto de adolescentes e jovens, preferencialmente em contexto escolar.
id RCAP_07db6404b315c9fe2ced2b7618ff32e2
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:3705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portuguesesLiteraciaSaúde MentalAdolescentes e JovensEmbora o despoletar das doenças mentais na adolescência e juventude seja comum, muitos adolescentes e jovens não procuram ajuda, sendo a baixa literacia em saúde mental apontada como tendo influência sobre o reconhecimento precoce da perturbação e os comportamentos de procura de ajuda. Em Portugal, não existiam estudos que avaliassem a literacia em saúde mental de adolescentes e jovens. No âmbito do projeto "Educação e Sensibilização para a Saúde Mental: Um Programa de Intervenção com base na Escola para Adolescentes e Jovens" (PTDC/CPE-CED/112546/2009) está a ser administrado um questionário cujo propósito é avaliar a literacia da saúde mental de adolescentes e jovens. O QuALiSMental é a versão traduzida, adaptada e autorizada do Survey of Mental Health Literacy in Young People - Interview Version (Jorm, 1997; 2000) e é composto por três vinhetas, descrevendo uma pessoa fictícia com sintomas de depressão, esquizofrenia e abuso de substâncias (álcool), respetivamente. O objetivo deste artigo é caraterizar, partindo da análise de resultados do QuALiSMental, a capacidade de jovens portugueses residentes na zona centro de Portugal e que terminaram o 12º ano em 2011 identificarem a depressão através da leitura de uma vinheta bem como as suas crenças sobre a procura de ajuda para esta situação. Os dados foram colhidos partindo de uma amostra por conglomerados e esta seleção, apesar de aleatória, teve em consideração a representatividade em termos de indicadores geográficos e contextos urbanos, semiurbanos e rurais. Verificou-se que 32% da amostra identifica corretamente a depressão e que a afirmação de intenção de procura de ajuda é de 66,3%. As limitações encontradas ao nível da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens podem explicar o não reconhecimento das perturbações mentais e o atraso na procura de ajuda, que leva a tratamentos mais demorados. São necessárias ações de educação e sensibilização para a saúde mental junto de adolescentes e jovens, preferencialmente em contexto escolar.2012-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUoporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUourn:isbn:1647-2160Loureiro, Luís Manuel de JesusPedreiro, Ana Teresa MartinsCorreia, Susana Isabel PereiraMendes, Aida Maria de Oliveira Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-01-27T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:3705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:10:42.972832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
title Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
spellingShingle Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Literacia
Saúde Mental
Adolescentes e Jovens
title_short Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
title_full Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
title_fullStr Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
title_full_unstemmed Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
title_sort Reconhecimento da depressão e crenças sobre procura de ajuda em jovens portugueses
author Loureiro, Luís Manuel de Jesus
author_facet Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Pedreiro, Ana Teresa Martins
Correia, Susana Isabel Pereira
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
author_role author
author2 Pedreiro, Ana Teresa Martins
Correia, Susana Isabel Pereira
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Pedreiro, Ana Teresa Martins
Correia, Susana Isabel Pereira
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia
Saúde Mental
Adolescentes e Jovens
topic Literacia
Saúde Mental
Adolescentes e Jovens
description Embora o despoletar das doenças mentais na adolescência e juventude seja comum, muitos adolescentes e jovens não procuram ajuda, sendo a baixa literacia em saúde mental apontada como tendo influência sobre o reconhecimento precoce da perturbação e os comportamentos de procura de ajuda. Em Portugal, não existiam estudos que avaliassem a literacia em saúde mental de adolescentes e jovens. No âmbito do projeto "Educação e Sensibilização para a Saúde Mental: Um Programa de Intervenção com base na Escola para Adolescentes e Jovens" (PTDC/CPE-CED/112546/2009) está a ser administrado um questionário cujo propósito é avaliar a literacia da saúde mental de adolescentes e jovens. O QuALiSMental é a versão traduzida, adaptada e autorizada do Survey of Mental Health Literacy in Young People - Interview Version (Jorm, 1997; 2000) e é composto por três vinhetas, descrevendo uma pessoa fictícia com sintomas de depressão, esquizofrenia e abuso de substâncias (álcool), respetivamente. O objetivo deste artigo é caraterizar, partindo da análise de resultados do QuALiSMental, a capacidade de jovens portugueses residentes na zona centro de Portugal e que terminaram o 12º ano em 2011 identificarem a depressão através da leitura de uma vinheta bem como as suas crenças sobre a procura de ajuda para esta situação. Os dados foram colhidos partindo de uma amostra por conglomerados e esta seleção, apesar de aleatória, teve em consideração a representatividade em termos de indicadores geográficos e contextos urbanos, semiurbanos e rurais. Verificou-se que 32% da amostra identifica corretamente a depressão e que a afirmação de intenção de procura de ajuda é de 66,3%. As limitações encontradas ao nível da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens podem explicar o não reconhecimento das perturbações mentais e o atraso na procura de ajuda, que leva a tratamentos mais demorados. São necessárias ações de educação e sensibilização para a saúde mental junto de adolescentes e jovens, preferencialmente em contexto escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUo
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUo
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=hiQhUo
urn:isbn:1647-2160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137205495529472