O pedal multiefeitos zoom G2.1Nu na performance e repertório de flauta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ezequiel Gomes dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25935
Resumo: O presente trabalho resulta de um esforço para identificar e relatar as ocorrências e as consequências da utilização de pedal multiefeitos na flauta transversal, propondo a construção da performance do jazz “Bluesette” de Toots Thielemans aplicando o recurso do pedal de guitarra Zoom G2.1Nu. O objetivo geral desta investigação é explorar os benefícios e as dificuldades de introduzir pedais multiefeitos em performance de flauta para obter a otimização da aplicação deste periódico tecnológico na criação de timbres e recursos sonoros na proposta de performance técnico-interpretativa. Assim também, este estudo visa alargar as possibilidades no campo da música eletroacústica, partindo da hipótese de utilização do pedal na flauta como ferramenta para a criação de novas sonoridades. Na primeira parte é apresentado o enquadramento teórico e metodológico ao tema, bem como a revisão da literatura, problemática, enquadramento teórico, objetivos e metodologia. A segunda parte descreve os experimentos da implementação do pedal Zoom G2.1 Nu na flauta, bem como todos os recursos disponíveis no equipamento. Na terceira parte, é dedicado às análises dos experimentos, catalogação dos resultados obtidos e reflexão da interação de equipamento e performer. A quarta e última parte traz a aplicação dos conceitos na proposta de performance do jazz “Bluesette”, como amostra da concepção de uma nova sonoridade na performance de flauta transversal. Percebemos que através do desenvolvimento da tecnologia de áudio, a difusão do uso de equipamentos multiefeitos em instrumentos tradicionais, e pontualmente o uso de pedal multiefeitos possibilitou a criação de novos timbres e a manipulação de recursos sonoros físicos por meio de simulações físicas que proporcionou uma compreensão da sonoridade a um nível “digital”, contribuindo no campo criativo na performance por meio de paletas de sensações e coloridos que em determinados contextos físicos naturais poderiam não existir.
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